Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consumidor mostra sinais de confiança no varejo

Notícias 29 de março de 2018

Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp, analisa pesquisa de otimista do consumidor em geral

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, considerou positiva a pesquisa como os índices apresentados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), através de pesquisa sobre o Índice Nacional de Confiança (INC), que tem na capital paulista o principal parâmetro, pela diversidade de perfil do consumidor em geral. “Em 1 ano, confiança da classe “C” sobe 5 pontos”, anunciou o presidente da associação comercial pompeense, animado com mais este índice positivo para o comércio varejista em geral. “Isto quer dizer que o comércio está reagindo e que as vendas estão se fortalecendo”, disse o dirigente de Pompeia.

De março de 2017 a março de 2018 a confiança do consumidor da classe “C” aumentou cinco pontos, passando de 71 para 76 pontos, segundo o INC da ACSP. “Em 12 meses a reversão do processo inflacionário ampliou o poder de compra da classe “C”, que tem o maior potencial de consumo”, disse o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti. “A queda dos preços permitiu também uma forte redução dos juros, resultando em maior disponibilidade de crédito e ampliação dos prazos de pagamento”, completou presidente da ACSP e da Facesp. Há cerca de um ano, a Selic e a inflação atingiram 12,25% e 4,8%, respectivamente. Atualmente as taxas estão em 6,5% e 2,8%.

Para o dirigente paulistano o comércio está reagindo. “Assim, a classe “C” volta a comprar itens cortados durante a crise ? conforme mostram as pesquisas ? e também artigos mais caros, já que as parcelas agora cabem no bolso”, diz Alencar Burti, acrescentando que a classe “C” é a menos pessimista. Em fevereiro o INC do grupo foi de 79 pontos. O índice vai de zero a 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 13 de março pelo Instituto Ipsos em todo o território nacional. “O monitoramento do comportamento do consumidor dita a tendência do comércio em geral”, opinou Rinaldo José Traskini, ao levar em consideração não só esta pesquisa, mas outras que também mostram melhoria no desempenho do comércio varejista em geral.

A média nacional da confiança em março foi de 75 pontos, contra 71 há um ano. “Essa leve melhora acompanha a recuperação ? também tímida ? da economia no decorrer de 12 meses”, declara o presidente da ACSP ao verificar que o indicador variou dentro da margem de erro frente a fevereiro (77) e janeiro (77) de 2018, após fortes retrações e oscilações ao longo do ano passado. “Essa estabilização reflete o fato de a retomada não ser homogênea entre os setores, deixando a confiança em patamar ainda baixo e longe da neutralidade (100 pontos)”, falou. “No transcorrer do ano, quando a conjuntura melhorar mais - em especial o setor de serviços, grande gerador de emprego -, certamente o aumento do INC vai se intensificar”, comenta Alencar Burti com experiência no mercado e acompanhando das pesquisas.

A classe “AB” é a mais pessimista, com INC de 67 pontos em março, 63 há um ano e 69 em fevereiro. “Ela está mais descrente com o futuro, possivelmente em função de incertezas e expectativas quanto às eleições de 2018”, sugere o dirigente paulistano ao fazer a análise. “O temor do aumento da violência em algumas regiões também pode ter elevado a desconfiança, assim como a continuidade da corrupção: quatro anos após a deflagração da Operação Lava Jato, desvios de recursos públicos continuam acontecendo”, ressalta o presidente da ACSP e da Facesp.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE