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Consumidores acreditam que economia de Sorocaba estará mais forte nos próximos 6 meses

Notícias 17 de maio de 2017

Dados são referentes ao Índice de Confiança do Consumidor, que tem o objetivo de mensurar a expectativa da população

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,4 pontos nos três primeiros meses deste ano, em relação ao primeiro trimestre de 2016, passando de 121,1 para 124,5 pontos. “Essa pequena alta é representativa. É um sinal que mesmo com tantas noticias negativas, criando um cenário conturbado e restrição ao consumo, parte dos consumidores, aqueles que estão empregados, voltaram as compras, mas com uma certa moderação. Ainda não sentimos a estabilidade que esperávamos, mas acreditamos que ela virá no segundo semestre”, comenta o presidente da Associação Comercial de Sorocaba.

De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba e Esamc Jr, no âmbito de perspectivas futuras para a região, o primeiro trimestre traz uma perspectiva positiva para o ano, já que 43% disseram que a economia da região de Sorocaba nos próximos 6 meses estará mais forte, enquanto 40% acreditam que estará igual. Para 9% dos entrevistados a economia não irá melhorar.

No quesito finanças pessoais o número de sorocabanos que consideram sua vida financeira acima da média é de 38%, enquanto 33% afirmam que vivem numa situação mediana e 29% se consideram em situações não satisfatórias, com influência das demissões e aceitação de novos postos com salários menores.

Ainda neste tema, levando em consideração previsões futuras (6 meses), o total de pessoas que acreditam que a vida financeira irá melhorar muito é de 68%. Já 31% acreditam que tudo ficará igual e 1% acredita numa piora.

Tratando-se de bens duráveis (como por exemplo: geladeira, TV, fogão, entre outros), a população que se sente mais disposta a realizar este tipo de investimento é de 42%, contra 58% que estão menos dispostos. Bens de maior valor, como carro, casa, moto, entre outros, apenas 29% estão mais à vontade para fazer a aquisição, enquanto 71% dizem estar inseguros para investimentos mais expressivos.

Ainda sobre investimento, quando se trata da capacidade de investir no futuro e economizar, 62% dizem estar menos confiantes enquanto 38% estão mais confiantes em relação a esse tipo de investimento.

A confiança no emprego na cidade de Sorocaba torna-se um incômodo para os trabalhadores, onde 34% dos entrevistados estão otimistas em relação a permanência no emprego, contra 66% que se dizem preocupados, pois o primeiro semestre tem uma demanda menor que o segundo.

Para os funcionários atuantes, existe uma perspectiva de que se mantenham empregados, porém com um certo receio de que a economia não se recupere tão logo, elevando o risco da empregabilidade.

“Empresários e empreendedores devem estar atentos, pensando e estudando todas as oportunidades que agreguem vendas para apoiar a retomada econômica, com criatividade e muita dedicação para manter a saúde das empresas e a empregabilidade dos colaboradores”, comenta o presidente da Associação Comercial de Sorocaba.

Observação - O ICC é aplicado para mensurar a expectativa da população sorocabana em relação a economia da região, com grau de confiança de 90% e amostra dirigida em todas regiões da cidade. Tendo como balizadores emprego, situação econômica da região onde mora, situação financeira pessoal, capacidade de compra de bens necessários, duráveis, supérfluos e potencial de investimentos.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados, que reúne representantes dos setores industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais.

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