Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva ministra palestra sobre as diretrizes do projeto de Gestão Ambiental

Notícias 31 de janeiro de 2019

Em 2007, o Governo do Estado de São Paulo lançou através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA), uma ação voltada para a valorização e eficiência da gestão ambiental dos municípios paulistas.

Para participar a cidade precisa manifestar interesse na adesão através da Prefeitura Municipal, após isso ela passa a ter acesso a ferramentas fornecidas pela Secretaria como a capacitação técnica aos interlocutores do Programa.

O PMVA propõe dez diretivas que norteiam a agenda ambiental local que abrangem temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Todos estes critérios passam por uma avaliação técnica através de informações fornecidas pelos municípios e o resultado institui o Ranking Ambiental que certifica as cidades de acordo com o desempenho de cada uma, sendo que as que apresentam melhores classificações são premiadas.

Mococa já ocupou o primeiro lugar entre as cidades da Bacia do Pardo e chegou a receber um prêmio, o “Governador André Montoro” em 2016, em uma solenidade da Secretaria Do Estado do Meio Ambiente que reuniu os municípios paulistas com as melhores gestões ambientais.

Na época a cidade estava no 22º lugar entre os 623 municípios participantes, sendo que um ano antes estava em 17º. Hoje o patamar caiu e não foi pouco: Mococa esta em 356º lugar.

Em busca de orientar os caminhos para reverter esta situação, Mococa recebeu na tarde da última sexta feira, dia 25, a visita do Coordenador do Programa município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva.

Engenheiro Agrônomo, José Walter ministrou uma palestra onde buscou apresentar os caminhos para mudar o cenário, colocando o município mais uma vez em destaque no Ranking Ambiental.

Participaram deste encontro, Assessores Municipais de setores como a Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Empresários, Lideres Comunitários, e Vereadores.
A Associação Comercial e Industrial de Mococa que hoje busca criar estratégias para o desenvolvimento da cidade através do Plano Mococa 2050, também esteve presente em busca de conhecer mais detalhes sobre o Programa e seu impacto no progresso do município.

Durante a palestra, José Walter destacou a importância da certificação para o desenvolvimento de Mococa em diferentes aspectos, inclusivo no turismo.

Segundo ele, para conseguir cumprir as 85 tarefas propostas pelo Plano que estão distribuídas dentro das dez diretrizes, é imprescindível a execução de políticas públicas estratégicas destinadas ao Meio Ambiente, entretanto reforçou que o empenho deve ser de todos principalmente da população.

O Coordenador do Programa Município Verde Azul reforçou que o avanço do município em diferentes setores também depende do Meio Ambiente. Segundo ele a certificação valoriza a cidade sendo uma porta de entrada para recursos que vão impactar, por exemplo, no Turismo.

“Tudo o que você fizer em uma cidade, interfere no meio ambiente. É preciso estabelecer limites, as pessoas precisam pensar em quem virá depois”, completou José Walter lembrando que a gestão ambiental é uma tarefa que vai trazer resultados a médio, curto e principalmente longo prazo.

“Assim como o Município Verde Azul, o Plano Mococa 2050 tem como objetivo garantir um futuro próspero para as próximas gerações e para que os frutos desta herança sejam positivos precisamos começar a plantar sementes de qualidade e mais: cultivá-las com dedicação. E esta é uma missão que precisa da união de todos” – Mauricio Masili, Presidente da ACI Mococa.

Comunicação ACI Mococa - Michelle <comunicacaox.acim@gmail.com> 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE