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Copa do Mundo será positiva para o comércio brasileiro

Notícias 24 de maio de 2018

A Copa do Mundo deve ser positiva para o varejo brasileiro. A expectativa é de crescimento, principalmente nos setores de eletroeletrônicos e de supermercados.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aç[e, do crescimento nas vendas de TV, o Mundial de Futebol pode influenciar as vendas de cerveja e salgadinhos. Bares, restaurantes, lojas de artigos esportivos e adereços também podem lucrar com o periodo.

“As vendas de televisores devem crescer e os supermercados também serão beneficiados porque as pessoas comprarão mais comida e bebida para assistir aos jogos com amigos e familiares. Então, cerveja, salgadinho, pipoca, carne para churrasco e similares tendem a ter um aumento forte no consumo ”, espera Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

O presidente da ACSP ressalta que durante os jogos da seleção o movimento de clientes pode cair substancialmente, mas isso não representa necessariamente um prejuízo. “Como isso já é esperado, o consumidor se programa, ao antecipar ou postergar suas compras”, diz. “É importante lembrar que os brasileiros continuam cautelosos, conforme mostra nosso Índice Nacional de Confiança. É claro que, se a seleção brasileira se sair bem, as pessoas vão se animar para comprar roupas e adereços nas cores verde e amarelo.”

 

Horário dos jogos

 

A Copa do Mundo é um evento esportivo que mobiliza quase 100% dos brasileiros. Mas as datas de jogos do Mundial não são feriados e pela legislação trabalhista, as empresas não são obrigadas a dispensar os funcionários. O que vale, então, é a flexibilidade e o diálogo entre empresários e funcionários.

O vice-presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, o advogado Mark William Ormense Monteiro, diz que os empresários devem fixar o horário de trabalho normal do empregado mas permitir que ele assista às transmissões dos jogos da Seleção Brasileira. “Temos que levar em consideração o apelo cultural que a Copa tem no país”, diz. “Se o empregador não vai dispensar, ele pode criar situações que permitam que seus funcionários assistam as partidas, disponibilizando telões ou TVs nos locais de trabalho.”

A abertura da Copa do Mundo na Rússia é no dia 14 de junho, às 12h (horário de Brasília) e o encerramento, em 15 de julho. Os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase serão contra a Suíça, no dia 17 de junho, às 15h. No dia 22 o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9h, e no 27 disputa contra a Sérvia, às 15h. Se o Brasil chegar à final da competição, jogará mais quatro dias.

Segundo orientações do Sincomércio Jundiaí, os empresários devem alterar o horário de trabalho até, no máximo, duas horas diárias, respeitando o limite máximo de dez horas de trabalho por dia. É possível prorrogar a jornada diária por antecipação do horário (entrada mais cedo) ou extensão (saída mais tarde). Em ambos os casos, as horas não trabalhadas podem ser concedidas por mera liberalidade ou acordado previamente com o empregado a forma de compensação, mediante utilização do banco de horas. Mas tudo deve ser definido antecipadamente, se for o caso até mesmo neste mês, para todos ficarem cientes e se programarem.

Também é possível fixar regras diferenciadas para os empregados que não gostam de futebol, desde que haja interesse da empresa, e tal diferenciação não caracterize discriminação no ambiente de trabalho.

 

Gláucia Mazzei
Comunicação
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www.acejundiai.com.br

 

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