A Copa do Mundo na Rússia começa amanhã. O otimismo do torcedor sorocabano não está depositado apenas na seleção brasileira que estreia no campo europeu no próximo domingo (17), mas também nas vendas que começam a crescer com o início dos jogos.
A pesquisa realizada pelo economista da Associação Comercial de Sorocaba / Esamc Jr., Rafael Muscari, aponta que as vendas no mês de junho podem aumentar em até 20%. Micros e pequenos empresários dos segmentos de comércio e serviços (vestuário, acessórios, bares e restaurantes) apostam em boas vendas no período dos jogos. Desse grupo, 63% estima que o faturamento aumente.
“Os micro e pequenos empresários geram empregos e renda, além de serem os que estão mais perto do consumidor. A Copa do Mundo representa uma excelente oportunidade para eles. O bom desempenho do Brasil no campo não vai trazer somente alegria ao torcedor. Quanto mais longe for a seleção brasileira na Rússia, melhores serão os resultados do comércio varejista”, ressalta Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial de Sorocaba.
Rumo ao Hexa
A pesquisa, que ouviu 40 empreendedores e 130 consumidores da cidade, revela que 92% dos entrevistados pretendem assistir os jogos do Brasil. Desse total, 43% disseram que vão torcer pela seleção brasileira em bares e restaurantes, 39% em casa ou na dos amigos e 7% no trabalho.
Comércio aquecido
Em relação à compra de acessórios para os jogos, muitos ainda estão indecisos no que adquirir (38%). Porém, 33% deles, afirmam que as famosas vuvuzelas, bandeiras, camisetas, chapéu, entre outros, não podem faltar na comemoração.
O economista Rafael Muscari afirma que o comércio está aquecido para os jogos, principalmente o setor de vestuário, acessórios, eletroeletrônicos, bares, restaurantes e supermercados. “Um ponto a ser destacado é no segmento industrial, que, por exemplo, neste ano, aumentou a produção de TV em 47%. A emoção de ver a seleção brasileira jogando futebol em uma Copa do Mundo, estimula a felicidade e torna o consumidor mais propenso a comprar”, completa.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.
Informações para a imprensa:
Larissa Costa – Assessora de Imprensa
(15)3331-1003 / (15)99814-5665 (WhatsApp)
comunica@acso.com.br
Facebook: /acsorocaba
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram: @acsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @ComunicaAcso