O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, e a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait, visitaram nesta segunda-feira (05/07) as Associações Comerciais de Sorocaba e de Itu.
Cotait se reuniu com os presidentes e diretores, que fazem parte da Região Administrativa 09 (RA-09) da Facesp, e abordou, entre outros temas, a importância do fortalecimento da rede associativista, o Plano de Fortalecimento (PFor) das Associações Comerciais, a implementação dos polos de ensino a distância da Faculdade do Comércio (FAC), o cenário econômico, o ambiente político, e, ainda, ouviu sugestões para tornar a rede de ACs ainda mais forte e representativa.
No auditório da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Cotait foi recebido e se reuniu com o vice-presidente da RA-09 da Facesp, Danilo José Franguelli, que também preside a Associação de Laranjal Paulista; com o presidente da ACSO, Sérgio Reze; além dos presidentes das ACs de Indaiatuba, Jair Alfredo Sigrist; de Porto Feliz, Felix Schiavano; e de Piedade, Sergio Luiz Moreira.
Na reunião, Cotait destacou a importância das Associações Comerciais para o fomento da economia, com foco no associativismo e na defesa do empreendedorismo. “Nós somos os porta-vozes dos empreendedores e o nosso DNA é voltado para o setor comercial”, destaca.
O presidente da Facesp ressaltou também que é de extrema importância pensar em soluções para, desde já, antes mesmo de concluir a vacinação, recuperar as empresas do setor do comércio e serviços, pois todos precisam estar preparados para o fim da pandemia, que começa a ser visto de maneira mais otimista.
“Essa história de abre e fecha, por conta da Covid-19, prejudicou demais os comerciantes. É necessário, mais do que nunca, pensar na postergação de impostos federais, estaduais e municipais, proporcionar suporte para que os empresários que estão com dificuldades consigam recomeçar, além de oferecer crédito com juros adequados e garantia governamental, para que possam surgir novos investimentos e a roda da economia continuar em movimento”, avalia.
Em Itu, Cotait participou de uma reunião com a diretoria da Associação e discutiu estratégias para atrair novos associados e incluir a entidade como protagonista dos debates sobre as políticas públicas.
Conselho da Mulher
Ana Claudia se reuniu, em ambas as cidades, com empreendedoras para apresentar as ações do CMEC e discutir medidas para fomentar o empreendedorismo feminino na região.
Com informações da Assessoria de Imprensa da ACSO Sorocaba.
Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
(11) 3180-3539
Larissa Costa
Comunicação | Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
Sobre o CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.