Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Cresce o número de adeptos à fabricação de cerveja artesanal em Batatais

Notícias 08 de junho de 2018

Será um hobby, uma moda ou veio para ficar?
Cresce o número de adeptos à fabricação de cerveja artesanal em Batatais

Equipamentos apropriados, insumos de qualidade, a receita certa seguida à risca e o resultado é uma verdadeira obra de arte, a pura cerveja artesanal, que para muitos é uma bebida apreciável, sem comparação com as marcas populares que temos hoje à disposição na maioria dos estabelecimentos comerciais do ramo alimentício. Nesta edição, para abordar o assunto, entramos em contato com alguns desses fabricantes que tratam o tema como algo apaixonante, mais do que apenas uma atividade comercial, o prazer de fazer, de beber e de compartilhar com outras pessoas.

Hildo Hirose – Ser cervejeiro é muito prazeroso

Um dos admiradores de cervejas artesanais é Hildo Hirose, ex-diretor da ACE e empresário em nossa cidade. Comenta que estava acostumado a tomar “cerveja” não maltada e depois que provou algumas marcas artesanais, percebeu que o sabor era muito diferente. Cita que teve a primeira experiência em uma cervejaria na Alemanha.

Hirose começou com uma turma de amigos, intitulada “Clã do Malte” e posteriormente, diante de consultas em vídeos na internet, começou a produzir em sua casa a cerveja com cinco rótulos, Apa, Ipa, Trigo, Pilsen e Stout, com a marca Hopfen. Atualmente é apenas consumidor, mas cita que já vendeu algumas garrafas, mas isto não é seu foco, pois precisaria mais investimentos na estrutura de equipamentos.

Para Hirose, as pessoas estão começando a entender que cerveja artesanal é completamente diferente das não maltadas convencionais, quanto ao sabor, o aroma e a textura. É uma cerveja para ser apreciada e saboreada, proporcionando uma sensação diferente. Exemplo disso cita que até sua esposa que não é bebedora de cerveja, mas volta e meia toma uma pilsen ou de trigo que ele faz e acha o sabor muito diferente.

Segundo Hirose sua relação pessoal com a cerveja artesanal mudou muito. “Ser cervejeiro é muito prazeroso, chega ser até um vício, alivia o estresse do dia-a-dia, faz amizades e o legal disso é poder compartilhar com os amigos, clientes e fornecedores a cerveja que você mesmo fabricou. Sinto orgulho de saber que a cerveja que produzi já foi consumida em São Paulo, Avaré, São Carlos, Ribeirão Preto, Rio Claro, Uberaba e Manaus”, comenta.

Emporium Bier Garten – Chopp e cervejas artesanais de qualidade

O fisioterapeuta Ramon Gustavo de Oliveira, proprietário do Emporium Bier Garten, visando oferecer uma variedade de cervejas artesanais de excelente qualidade e um cardápio variado, foi um dos que investiu no ramo de cervejas artesanais em nossa cidade. A ideia de trabalhar com cerveja e chopp artesanal surgiu e ele conheceu seus sabores e aromas variados, criando a oportunidade de oferecer aos consumidores um serviço diferenciado.

Ramon iniciou a construção de seu estabelecimento com a estrutura para a fabricação de cerveja e chopp artesanal e instalou primeiramente um bar que funciona de quarta à sábado a partir das 17h30 e aos domingos a partir das 16h. No estabelecimento é oferecido uma variedade de cervejas artesanais, sendo algumas de fornecedores e os chopp’s IPA e Weiss, de produção própria.

Tendo como objetivo atrair o público que aprecia saborear uma excelente cerveja ou chopp artesanal, degustar de um cardápio diversificado, o Emporium Bier Garten promove apresentações musicais de bom gosto em um ambiente familiar, vale a pena conferir.

Visando difundir o hábito de consumo de cervejas e chopp artesanal, Ramon realizou no ano passado o 1º Emporium Biergarten, com a participação de sete cervejarias, 14 torneiras com vários estilos de chopp artesanal incluindo a " IPA" e " Weiss" de fabricação própria, três bandas de rock, 6 horas de open bar e praça de alimentação com food truck.

Para Ramon, o público consumidor de cervejas e chopp artesanal é mais exigente, gosta de apreciar vários sabores e marcas, adoram comentar sobre os produtos consumidos e ouvir uma boa música. Este público está aumentando, em decorrência das cervejarias existentes na cidade e região, e pelos produtos oferecidos. Muitos destes apreciadores estão iniciando a fabricação de sua própria cerveja e gostam de se reunir para falar sobre o assunto.

Cervejaria Batataes – Busca da qualidade e melhoria contínua

O engenheiro André Pupim viu a necessidade de optar por novos sabores e qualidade de cervejas, e diante disso resolveu, juntamente com seus sócios, fazer o curso de Homebrewer para dar início ao processo de aprendizagem, passando a produzir cerveja e chopp, atualmente possui em seu portfólio de produtos 10 rótulos de estilos diferentes, American Wheat – trigo clara, American IPA, ambos da escola americana, as marcas DunkelWeiss (trigo escura), Kolsch (clara e refrescante), Vienna Lages, Bohemian Pilsner, da escola alemã, e as marcas Extra Special Bitter, Porter, Brown Ale e Imperial Stout, da escola Inglesa.

Segundo André Pupim, o público está crescendo e a receptividade também é boa, as pessoas estão buscando conhecimentos sobre os produtos e valorizando as nossas cervejas. “Com isso tudo, passamos a valorizar mais a qualidade da bebida e procuramos aprofundar nossos conhecimentos sobre o processo de produção”, comenta André.

Ele e seus sócios, proprietários da Cervejaria Batataes, atualmente não possuem dedicação exclusiva como cervejeiros, estão em uma fase inicial de uma fábrica com porte maior. Diz que ele e seus sócios estão focados em todas as etapas, desde a compra de insumos e processo de fabricação até a entrega do produto ao consumidor final, além de ficar atento ao feedback, ouvindo as sugestões e buscando a melhoria contínua dos processos e produtos,
Para André, é muito prazeroso degustar um produto de qualidade feito por ele mesmo, além da troca de conhecimentos entre os cervejeiros. “Produzir cerveja e chopp artesanal para comercializar é um empreendimento como outro qualquer. Apesar do investimento ainda ser alto, o resultado vai depender da escala de produção, a consolidação do produto no mercado, e a dedicação e comprometimento com a atividade”, ressalta.

Equipamentos para Microcervejarias

Batatais, pelas suas características em possuir várias empresas do ramo de inox, tem se destacado na fabricação de equipamentos para microcervejarias artesanais. A empresa “Inox Rodrigues”, associada à ACE Batatais, é líder no Brasil na fabricação de produtos para microcervejarias, atuando também na fabricação de cervejarias industriais.

Um de seus proprietários, Fabiano Henrique Rodrigues, conta que há 22 anos participou do desenvolvimento da primeira microcervejaria fabricada no Brasil, instalada na cidade Vilhena – RO. Além de fabricante de equipamentos Fabiano montou sua própria fábrica de cervejas, tendo como objetivo tirar o estresse, poder degustar cervejas de sabores variados e poder compartilhar com os amigos, momentos de confraternização.

Reportagem: Luiz Carlos Figueiredo

Vergilio Oliveira - Assessoria de Imprensa ACE Batatais.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE