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Cresce o número de consultas ao SCPC da Acim em Junho

Notícias 06 de julho de 2016

 

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, avalia crescimento no número de consultas ao SCPC em junho
 
O mês de junho atingiu índices elevadíssimos quanto ao número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, chegando a uma elevação de 38,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Este ano foram realizadas 42.761 consultas diante das 30.778 consultas realizadas em 2015. “Foi a maior elevação dos últimos anos”, comparou o superintendente da entidade, José Augusto Gomes, ao analisar os dados apresentados. “Não tenho dúvidas de que se trata de um sinal de que o comerciante está muito preocupado com a inadimplência”, frisou o dirigente ao justificar a elevação, que na somatória do semestre chega a 177.121 consultas realizadas, elevando em 2,11% no comparativo com o semestre do ano passado.

A surpresa se deve em razão de que o comércio em geral utiliza muito as vendas com cartões de crédito, débito e benefícios, que não passam pelo sistema do SCPC. “Sem contar as vendas com dinheiro’, acrescentou o dirigente da associação comercial. “Outro detalhe importante é que muitas lojas estão enxugando custos e um deles é o próprio sistema eletrônico de vendas, que para muitos passa a ser caro com a queda nas vendas”, lembrou o dirigente que tem ouvido muita reclamação por parte do empresariado quanto as cobranças e formas de pagamento das empresas de cartão de crédito. “As taxas, o aluguel e o repasse estão sendo revistos por muitas lojas”, comparou o superintendente da Acim ao lembrar que as consultas ao banco de dados do SCPC da Acim são eletrônicos, imediatos e nacionalizados.

Outros dados que chamaram a atenção foram as consultas jurídicas, ou seja, no relacionamento entre empresas. Houve uma elevação de 60,5% com 4.131 consultas realizadas em junho, diante das 2.573 consultas sobre CNPJs realizadas no comparativo com o ano passado. “As consultas jurídicas tem se tornado um hábito por parte dos empresários, por ser uma medida preventiva contra a inadimplência entre as empresas”, disse José Augusto Gomes ao verificar as 19.855 consultas realizadas este semestre diante das 15.752 consultas dos seis meses do ano anterior. “O crescimento de 26% neste ano, até o momento, é considerado bom”, avaliou ao notar que dos seis meses deste ano, somente o de janeiro houve queda nas consultas sobre CNPJ de 0,29% enquanto que os demais cinco somente com crescimento.

José Augusto Gomes explica que ao promover a consulta o comerciante passa a ter informações sobre o consumidor e ter condições de avaliar se concede ou não o crediário. “Naturalmente dependendo das informações do consumidor é melhor evitar a venda do que vender, não receber, pagar tributos e impostos e ainda ficar sem o produto”, destacou o superintendente ao reforçar de que os dados do SCPC da Acim não representam volume de vendas. “A relação está no número de consultas, ou seja, se houve mais consultas é porque houve mais movimento nas lojas”, comparou o dirigente que considera normal o crescimento das consultas em períodos difíceis no comércio. “A desconfiança é generalizada”, disse.

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