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Cresce preferência do consumidor brasileiro por roupa e calçado como presente de Natal, mostra pesquisa da Associação Comercial de SP

Notícias 20 de dezembro de 2013

Neste ano, 77,3% das pessoas que vão usar segunda parcela do 13º salário para comprar presentes optarão por esses produtos, ante 74,3% em 2012; apesar de o tablet ser opção de 2,7% das intenções de compras, a preferência por ele dobrou 

Neste fim de ano, 77,3% dos consumidores brasileiros que vão usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes vão optar por roupas e calçados. No ano passado, eram 74,3%. É o que mostra pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Instituto Ipsos feita entre os dias 19 de novembro 1º de dezembro com mil pessoas em 70 cidades do País. Levantamento feito no mesmo período revelou que 30,4% dos consumidores vão usar o 13º salário para comprar presentes, ante 27,3% no ano passado.

Outro produto que se destaca em 2013 é o tablet : apesar de responder por 2,7% das intenções de compras de presentes, a participação do produto dobrou em relação a 2012, quando 1,3% dos entrevistados optaram por esse produto. 

Segundo Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a razão desse crescimento são a novidade e as múltiplas utilidades do produto. “O tablet está substituindo uma série de itens como computador,notebook, videogame, máquina fotográfica, filmadora, gravador de voz. É um presente tanto para adultos quanto para crianças e o preço está mais acessível”, afirma Amato.  

Depois do item “Roupas e calçados”, o 2º colocado na lista de presentes está o grupo das joias, bijuterias e produtos de beleza, respondendo por 16% das intenções de compra. Em 2012, essa participação era de 10,8%.

Dobrou a opção pelo brinquedo: de 1,3% para 2,7% neste ano. 

O item CD/DVD está em 3º lugar: 9,3% ante 5,4% no ano passado. Isso revela que, apesar da facilidade de se baixarem os arquivos na internet, muita gente ainda opta por ouvir músicas e assistir a filmes desta forma mais tradicional. 

“Em conclusão, os itens de menor valor - que geralmente são comprados à vista – devem predominar neste Natal, confirmando nossas pesquisas, que mostram um consumidor mais cauteloso e menos endividado”, observa Rogério Amato. 

O celular, que ficou em 5º lugar, saltou de 6,8% em 2012 para 8% neste ano. Os smartphones, que substituem em parte os computadores, puxaram esse crescimento na preferência.  

Já o aparelho de DVD caiu de 4,1% das preferências para 1,3%, provavelmente porque o mercado está saturado.      

Com o dólar mais caro e problemas na infraestrutura das estradas e aeroportos, menos consumidores comprarão pacotes de viagens neste fim de ano: a porcentagem foi de 4,1% em 2012 para 2,7% neste ano.  

Por fim, 2,7% dos entrevistados disseram que não sabiam ainda quais presentes comprariam – mesma porcentagem do ano passado. Cada participante da pesquisa pôde escolher mais de um item em sua resposta – por isso a soma das porcentagens dos produtos é superior a 100%. 

 

Lista de presentes (intenção de compras, em %)

 

2012

2013

Roupa/Calçado

74,3

77,3

Joia/Bijuteria/Produto de beleza

10,8

16,0

CD/DVD

5,4

9,3

Não sabe

2,7

2,7

Celular

6,8

8,0

Aparelho de DVD

4,1

1,3

Viagem

4,1

2,7

Outros eletrodomésticos

5,4

2,7

TV

8,1

6,7

Geladeira

4,1

2,7

Livro

2,7

2,7

Fogão

2,7

2,7

Microondas

1,3

1,3

Brinquedo

1,3

2,7

Tablet

1,3

2,7

Automóvel

1,3

1,3

Armário de cozinha

-

1,3

Computador

1,3

1,3

 

 Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa da ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 

 

 

Sobre a ACSP: 

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de História, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


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