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Crescimento de 2,8% estimula o comerciante

Notícias 18 de julho de 2018


Alair Mendes Fragoso e Roseli Lopes de Oliveira Palú falam sobre a tendência do comércio varejista

O vice presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, considerou como positivo a informação divulgado no Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), de que o comércio varejista teve um crescimento de 2,8% na primeira quinzena de Julho na capital paulista, onde as tendências no varejo ditam comportamento do consumidor em todo o território nacional. “Essa é uma expectativa boa, principalmente para Agosto, com o Dia dos Pais”, disse o dirigente que ficou entusiasmado com os dados apresentados. “Esse aumento foi maior do que o registrado em Junho (2,2%), o que mostra que a economia está lentamente se recuperando após a paralisação dos caminhoneiros”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para a comerciante e conselheira da associação comercial pompeense, Roseli Lopes de Oliveira Palú, ao observar os números publicados, notou o movimento das vendas à vista ? que abrangem bens não duráveis como vestuário, calçados e acessórios ? que recuaram 1,6%. Apesar de negativo, foi um resultado melhor do que o registrado no mês de Junho (-5,7%). “As vendas de roupas e calçados da moda Outono-Inverno tiveram um suspiro com a frente fria que chegou à capital e com a antecipação das liquidações de inverno”, disse Alencar Burti ao ver os mesmos números. “Mesmo assim, as vendas continuaram no vermelho nesses primeiros 15 dias de julho porque em 2017 o frio foi mais intenso e prolongado do que está sendo neste ano até agora”, falou Alencar Burti. “O crediário ainda é uma alternativa necessária, mas exige cuidados”, alertou a comerciante de Pompeia com experiência no varejo.

Já as comercializações a prazo subiram 7,1% na primeira quinzena de Julho (diante igual período de 2017), um arrefecimento comparado ao saldo positivo de 10,1% em junho. “Embora tenham registrado um bom crescimento, os bens duráveis, comprados principalmente a crédito, foram prejudicados pela saída prematura do Brasil da Copa do Mundo, o que pode ter enfraquecido a venda de TVs, eletroportáteis e outros produtos que as pessoas compram para receber os amigos e ver os jogos”, avalia o presidente da Facesp, Alencar Burti. “Pelo menos a saída do Brasil da Copa desanimou a todos: comerciantes e consumidores”, acrescentou Roseli Lopes de Oliveira Palú.

Por outro lado, Alencar Burti acrescenta: “Tem TV sobrando no comércio, mas tem também Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, ainda a serem utilizados”, opinou. “Então, com promoções e condições adequadas ? tanto de preço quanto de prazos ? é possível vender bem esses produtos”, acredita o dirigente paulistano. “O segundo semestre sempre se mostrou melhor nas vendas do que o primeiro”, disse a experiente empresária de Pompeia que esteve classificada em 2013 para a fase final nacional do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios” que reconhece nacionalmente os relatos de vida das mulheres que transformaram os sonhos em realidade e são exemplos para outras empreendedoras que também anseiam ter sucesso nos negócio.

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