Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dados do SCPC da Acim alertam para nova tendência

Notícias 07 de maio de 2015



Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, preocupado com o número de CPFs incluídos ao SCPC
 
Os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), sinalizam neste mês de abril que terminou, um sinal de alerta no comportamento do consumidor em geral. Todos os índices avaliados foram negativos, o que mostra uma preocupação no setor do crediário das lojas da cidade. “A situação econômica em geral está gerando um clima desanimador”, lamentou o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira, que considera importante o comerciante em geral se preocupar com os dados apresentados. “O poder de compra do consumidor reduziu e isso interfere no planejamento e comportamento financeiro das pessoas”, justificou ao observar dados alarmantes.

De acordo com os números apresentados na estatística mensal do comparativo com o ano anterior, houve queda no número de consultas de CPFs (-0,47%), cheques (-3,23%) e no cadastro de empresas (-3,83%), o que mostra um comportamento de que o crediário não está sendo utilizado como deveria para as vendas a prazo. “Uma tendência que apontam dois caminhos: queda no crediário por parte do comerciante ou do consumidor”, acredita o dirigente ao lembrar que neste caso não estão incluídas as vendas a vista ou através dos cartões de crédito, débito e benefícios. “Por isso não podemos dizer que se trata de uma tendência no comércio, e sim do crediário”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira que vem observando esta tendência em meses anteriores.

A preocupação maior se deve aos índices entre os CPFs que foram incluídos ao banco de dados do SCPC diante dos que foram excluídos. Esse comportamento sinaliza o poder de compra do consumidor, por ser algo relacionado diretamente a inadimplência. Em abril houve um crescimento de 60,21% no número de pessoas incluídas ao sistema de restrição ao crédito, considerado elevadíssimo. No ano passado foram incluídos 1.812 CPFs ao banco de dados do SCPC, diante dos 2.903 deste ano. Isto quer dizer que quase 3 mil pessoas estão impedidas de comprarem no crediário em qualquer loja do Brasil, uma vez que o sistema do SCPC da Acim é nacionalizado. No acumulado dos quatro meses do ano, são 10.575 pessoas impedidas, diante das 6.574 com restrição nos quatro meses de 2014. “Somente na média houve uma elevação de 60,86%”, destacou Libânio Victor Nunes de Oliveira preocupado com os elevados índices de inclusão de CPFs ao SCPC da Acim.

Quanto aos excluídos do banco de dados, ou seja, aqueles que recuperaram o crédito no comércio em geral, os índices são considerados pequenos comparados com os da inclusão ao sistema. No acumulado dos quatro meses foram liberados para as compras apenas 5.651 CPFs, número menor do que atingiu o mesmo período em 2014, que somou 6.070 pessoas recuperadas com o crédito. “Somente no mês de abril houve uma queda de 23,55% no comparativo com o ano passado”, apontou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao enxergar os 1.911 CPFs livres em 2014 diante dos 1.461 CPF livres este ano em abril.

Na opinião do presidente da Acim o comerciante deve ser cauteloso e mais exigente quanto as informações do consumidor. “A inadimplência quebra uma empresa”, ensinou ao lembrar que ao vender e não receber, o comerciante perde duas vezes: o dinheiro e o produto/serviço. “É preciso que o comerciante fique de olho na inadimplência da empresa e percebendo elevação suspenda as vendas pelo crediário”, sugeriu o dirigente admitindo ser um ato radical. “É melhor não vender do que correr o risco de perder a mercadoria/serviço e ainda ficar sem dinheiro”, comentou ao fazer o alerta em geral.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE