Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

De janeiro a outubro, vendas do varejo sobem 2,2% em SP, informa Associação Comercial

Notícias 09 de novembro de 2018

São Paulo, 9 de novembro de 2018. O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 2,2% no período acumulado de janeiro a outubro de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Na visão do presidente da entidade, Alencar Burti, “o desempenho do setor nos 10 primeiros meses do ano foi prejudicado pelos resultados de setembro e de outubro, que ficaram aquém do esperado, e também pela greve dos caminhoneiros, em maio”. Em setembro, o balanço registrou queda média de 0,9% nas vendas em decorrência de um efeito-calendário (um dia útil a menos) e da alta do dólar. Já em outubro a incerteza eleitoral e a alta de preços de tarifas públicas levaram o movimento do comércio a crescer apenas 0,4%.

À vista X a prazo

De janeiro a outubro, as vendas à vista recuaram 2% sobre igual período de 2017. O sistema à vista inclui os ramos de vestuário, calçados e adereços, prejudicados pela temperatura irregular na maior parte dos meses na capital paulista, desestimulando a procura por artigos das modas Primavera-Verão e Outono-Inverno.

Já as comercializações a prazo, que abrangem móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, avançaram 6,3% na mesma base de comparação, puxadas pelos juros mais baixos e prazos mais longos, o que consequentemente barateia o crédito e estimula o consumidor a parcelar bens duráveis e de maior valor.

“De todo modo, com a realização das eleições, a queda do dólar e a melhora da confiança do consumidor, as vendas devem acelerar o ritmo de crescimento”, finaliza Burti. 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE