Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Desafio para a retomada econômica: entrevista com Marco Bertaiolli

Notícias 08 de junho de 2020

No momento em que o Brasil começa a colocar em prática planos de abertura das cidades, depois de meses de confinamento, o desafio do país para superar os efeitos da pandemia de Coronavírus já tem os primeiros números do impacto econômico.

Em entrevista ao “Pensando o Brasil com Adalberto Piotto”, da TV CIEE, Marco Bertaiolli, deputado federal e vice-presidente da Facesp, destaca que o custo das medidas de mitigação já se aproxima da economia gerada com a reforma da Previdência, de pouco mais de R$ 800 bilhões, em 10 anos. 

“Tudo aquilo que foi trabalhado no ano de 2019 inteiro, o Brasil consome nestes 3 meses de pandemia para minimizar os efeitos na economia em ajuda a estados, municípios, empresas e trabalhadores”, disse Bertaiolli. 

Na avaliação do vice-presidente da Facesp, o desafio econômico gera a necessidade ainda maior de se promover a retomada econômica e incrementar a geração de empregos. Bertaiolli cita como exemplo a criação de vagas para aprendizes, cuja lei do ano de 2000 sofreu tantas interpretações diferentes ao longo do tempo que, hoje, são fonte de insegurança jurídica para as empresas na hora de calcular a cota de contratação obrigatória. “Esse cálculo é tão complexo que é necessário contratar um contador”, criticou. 

Desburocratização, simplificação das normas, fake news e ausência de um discurso único sobre o coronavírus são alguns dos outros assuntos abordados.

Clique aqui e veja a entrevista completa.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE