FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Desempenho do varejo em janeiro ficou abaixo da expectativa, comenta presidente da ACSP e da Facesp

Notícias 14 de março de 2019

São Paulo, 14 de março de 2019. Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), fala sobre os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que apontaram crescimento de 1,9% no varejo restrito nacional em janeiro frente a janeiro de 2018.

“O desempenho ficou abaixo da expectativa. Esperávamos algo entre 2% e 3%, mas o resultado final de 1,9% mostra que o varejo brasileiro tem dificuldades para crescer. Coincidentemente, essa foi a mesma elevação da massa salarial, o que por um lado é bastante lógico, pois não se pode vender mais do que as pessoas estão ganhando, mas por outro revela como a economia não consegue crescer a um ritmo mais acelerado”, diz Burti, acrescentando: “A massa salarial quase que passou a ser um indicador antecedente do varejo restrito”.

O Balanço de Vendas da ACSP, que em janeiro registrou alta média de 2,6% no movimento do comércio da capital paulista, reforça a percepção do presidente da ACSP de que a média nacional está baixa.

De acordo com ele, mesmo o crescimento em janeiro de 3,5% no varejo ampliado nacional (que inclui automóveis e material de construção) não chega a impressionar ? e só é maior do que o restrito porque as pessoas usam créditos para arcar com produtos de maior valor. Além disso, a base de comparação é fraca.

Por fim, Burti chama atenção para as altas nos ramos de supermercados (2,2%), farmácias (7,2%) e artigos para uso pessoal e doméstico (6,4%). “Mostram que as vendas à vista predominam. Os consumidores estão comprando itens de menor valor e talvez apenas no Dia das Mães ele invistam em bens duráveis (sobretudo móveis e eletrodomésticos) de maneira mais consistente”, conclui.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign