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Dia do Cliente é mais um momento de focar no consumidor

Notícias 16 de setembro de 2022

Amanhã, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, momento de homenagear os consumidores e, segundo a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, focar no mesmo, visto que ele é a chave para o sucesso dos negócios.

“Na verdade, pensamos que todos os dias é o dia do cliente, visto que diariamente ele se faz necessário para movimentar o comércio, a indústria, a economia da cidade. É o cliente, o consumidor que movimenta essa roda”, disse o presidente da Acig, Mauro José de Sá.

Segundo ele, Garça já vem comemorando o Dia do Cliente e no último domingo realizou a 14.ª edição do Bota Fora. Agora ‘o fazer a diferença ficará por conta de cada lojista’.

Conforme colocado pelo dirigente, a data, dependendo das ações realizadas, traz um aquecimento nas vendas.

A celebração tem ganhado cada vez mais espaço e foi impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil.

Mauro comentou que o padrão e as formas de consumo mudaram consideravelmente nos últimos anos e, com a propagação do vírus da Covid-19, muitas ações se tornaram rotineiras para a maioria das empresas, como a presença digital e os serviços de entrega, por exemplo.

“Durante esse período de crise muitos se viram obrigados a se reinventar e a crise virou mesmo uma oportunidade para os empreendedores que souberam escutar aos anseios dos consumidores nos últimos dois anos. Com isso, apesar da crise, muitos empreendedores conseguiram fidelizar seus clientes, alavancar suas vendas. É preciso estar atento ao que o consumidor quer”, falou ele.

De acordo o Sebrae, mais que nunca, o Dia do Cliente, celebrado amanhã, é uma data de reflexão para os empresários que desejam implementar melhorias nos seus negócios e, claro, faturar mais.

“Naturalmente, a pandemia, em função dos lockdowns, trouxe uma mudança radical no processo de comportamento do cliente, que é a razão de ser dos negócios”, explica o gerente de Relacionamento com o Cliente, Ênio Pinto.

Para ele, a crise sanitária deixou três legados essenciais: o maior cuidado com a higiene, a não aglomeração e a transformação digital “Dos três, a questão da transformação digital veio para ficar. Não que os outros não tenham impacto também permanente, mas hoje não se pode mais pensar no negócio sem canais digitais para manter contato permanente com a sua clientela. Então, todo mundo começou a vender por redes sociais, e-commerce ou marketing places.”

 

Origem da data

 

O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro. A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.

Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.

Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.

 

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