Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dia do Comerciante, por Alfredo Cotait Neto

Notícias 16 de julho de 2020

Por Alfredo Cotait Neto

Presidente da Facesp e da ACSP

 

Comemora-se hoje (16 de julho), o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2.048, em 1953, data escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas. 

Neste ano, o comerciante ainda espera pela abertura de seu negócio em muitos lugares e, em São Paulo, recentemente foi autorizado a trabalhar, ainda com muitas restrições e exigências, depois de quatro meses com seus estabelecimentos fechados. 

Devemos nesta data prestar homenagem a todos aqueles que conseguiram sobreviver a esse período de restrições, mas, também, a todos aqueles que, embora tenham tentado manter sua empresa viva, não conseguiram, porque as dificuldades foram muito grandes. 

Para alguns faltou apoio, ou não chegou a tempo, mas certamente nunca faltou o empenho para manter seu negócio, porque é da natureza do empresário lutar por sua empresa. 

Para aqueles que reabriram, apesar das dificuldades ainda existentes, esperamos que a melhora, embora ainda muito lenta e gradativa, permita que possam retomar as atividades com a coragem, a dedicação e a esperança que caracteriza o espírito empresarial, contando com a colaboração dos comerciários. 

As dificuldades ainda são grandes, a incerteza persiste, mas alguém já parafraseou Euclides da Cunha, para afirmar “que o empresário brasileiro é sobretudo um forte”.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE