Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15%

Notícias 02 de junho de 2022

A data mais apaixonante do ano está chegando. Segundo pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Athon – Ensino Superior, o Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15%, seguindo uma tendência de otimismo em relação ao poder de compra.

 

56% dos entrevistados disseram que compraram presentes para as namoradas (os), companheiras (os), esposas e maridos em 2021 e, neste ano, 48% já se decidiram pela compra e 22% ainda estão indecisos.

 

“Estes números refletem o otimismo causado pela reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais, apesar do momento de incertezas devido a conjuntura político-econômica e a guerra da Ucrânia, mostrando uma recuperação dos prejuízos causados pela pandemia”, avalia o economista Roque Camargo.

 

Quanto ao local escolhido para as compras, 49% afirmou que pretende ir aos shoppings, 38% vai recorrer ao comércio eletrônico e as lojas físicas.

 

Neste ano, a data não será marcada por lembrancinha, isso porque, a pesquisa também apontou que a maioria dos consumidores irão presentear com mais de um item. Os preferidos são: roupas, calçados e acessórios (51%), chocolates (21%), perfumes e cosméticos (18%). Já 36% dos casais preferem celebrar a data saindo para almoçar/jantar em bares e restaurantes.

 

Em relação ao ticket médio, a expectativa dos apaixonados é de gastar aproximadamente R$ 172,00, valor 38% maior que o despendido no ano passado. 52% dos entrevistados elegeram o cartão de crédito como sendo o principal meio de pagamento, seguido pelo cartão de débito (29%) e o PIX (11%).  “Este aumento no valor médio dos presentes indica uma tendência de otimismo, principalmente entre os mais jovens”, destaca o economista.

 

Mais uma vez ficou evidenciada a “cultura” do consumidor sorocabano de deixar para comprar os presentes na última hora, pois a grande maioria (86%) afirmou que vai às compras na véspera do dia 12 de junho. 14% disseram que os presentes já foram comprados.


Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

LARISSA COSTA
Comunicação | Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE