O consumidor sorocabano deverá gastar em média R$ 165,00 nos presentes de Dia dos Pais em 2023, data que deve aquecer o comércio, em especial as lojas físicas, que esperam um crescimento nas vendas entre 8,5 e 9,5%. É o que aponta pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) em parceria com a Athon Ensino Superior. A data comercial também será marcada pela presença dos consumidores nos shopping centers e compras de última hora.
O levantamento foi realizado entre 24 e 27 de julho e ouviu 187 consumidores residentes em Sorocaba, distribuídos entre as classes socioeconômicas A, B, C e D/E, segundo o Critério Brasil adotado pela ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa.
Os dados apontam que 55,8% dos entrevistados compraram presentes para os pais em 2022 e, em 2023, 54,7% já se decidiram pela compra e 18,6% ainda estão indecisos.
Em média, serão comprados dois presentes, sendo que a maioria dos entrevistados irá presentear mais do que uma pessoa. Além do próprio pai, ganharão presentes os esposos e companheiros.
Depois do longo período em que o distanciamento social impediu o encontro entre pais e filhos, aumentou a intenção de compra dos consumidores no varejo físico: 47,6% procurarão os shoppings centers e 30,2% irão às lojas do Centro e que 49,2% dos entrevistados escolheram a internet para a realização de suas compras. Apenas 11,1% dos consumidores escolheram as lojas de bairro como o local para as compras dos presentes.
“A pesquisa mostra que, após a pandemia, o consumidor deseja retornar à loja física. Isso revela a importância ainda maior de oferecer qualidade no atendimento ao cliente que entra nesta loja, para que ele tenha uma experiência que satisfaça a sua necessidade e que o estimule a retornar. O lojista precisa atuar cada vez mais em vários formatos de vendas, tanto no físico, como no digital, seja criando um e-commerce próprio, utilizando marketplaces ou fortalecendo sua atuação nas redes sociais“, comenta Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial.
Em relação aos presentes, 55,6% dos entrevistados, de todas as classes socioeconômicas, vai presentear com itens de vestuário e/ou calçados, seguidos por produtos de cuidados pessoais e perfumes (31,7%), ferramentas (12,7%), eletroeletrônicos (9,5%), entre outros.
O ticket médio gasto no comércio deverá ser de R$ 165,00, praticamente o mesmo valor médio em relação aos R$ 161,00 despendidos em 2022.
O cartão de crédito foi eleito pelos entrevistados (48%), como o principal meio de pagamento para pagar os presentes, seguido pelo cartão de débito (36%) e pelo PIX, com 13%.
Mais uma vez ficou evidenciada a cultura do consumidor sorocabano de deixar para comprar os presentes na última hora, afinal, 61% dos entrevistados vão comprar os presentes na semana de comemoração da data e 27% na véspera da data. Só 12% já realizaram as compras.
A pesquisa também mostra que os consumidores estão mais otimistas, indicando uma tendência de consumo de produtos de maior valor agregado (eletrodomésticos, móveis etc.), além daqueles itens básicos como alimentação e saúde.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.