A agenda dos representantes da Sequa, entidade líder do consórcio Al-Invest Verde, do qual a CACB faz parte, seguiu na manhã desta sexta-feira (28) em um encontro com a Diretoria da Confederação, ocasião em que foram discutidas as intenções de desenvolvimento do projeto para os próximos anos.
Alfredo Cotait, presidente da CACB e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), mencionou que a entidade passa por um momento de transição, já que a Diretoria tomou posse este mês, e afirmou que há muito o que trabalhar nesta nova etapa do AL-Invest no Brasil. “Na Facesp temos uma vasta experiência em comércio internacional, o que poderá nos ajudar muito no desenvolvimento do projeto. Temos muito o que trocar e aprender com vocês”, declarou.
Cotait afirmou ainda estar muito otimista com o andamento do programa, principalmente pela equipe disposta que está à frente dele na CACB e por considerar a importância que o AL-Invest Verde tem para a Confederação neste momento.
Já o 1º vice-presidente da entidade, Ernesto João Reck, destacou a relevância de estar presente e fazendo a diferença para os pequenos negócios. “É neles que precisamos focar neste momento, e conseguirmos, estaremos fazendo a nossa parte”, assegurou.
O superintendente da CACB, Carlos Rezende, ressaltou que esta é uma grande oportunidade para as federações e associações comerciais do sistema, e explicou que, além dos projetos apoiados diretamente pela CACB, haverá ainda chance para que organizações participem na modalidade de Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), com recursos extras: “Serão divulgados editais e, na primeira convocatória, cinco propostas devem ser contempladas no Brasil. As entidades poderão concorrer de forma individual ou em conjunto com outra que tenha o mesmo objetivo”, pontuou.
Para Rezende, apesar da grande capacidade no cumprimento das metas, será preciso dar mais atenção à qualidade da apresentação destes resultados.
O consultor da Sequa, Jordi Castán, que trabalha para promover a metodologia de núcleos setoriais no Brasil desde 1991, falou da importância de se fortalecer o empreendedorismo e se utilizar a comunicação como estímulo para isto. “Espero que tenhamos uma sinergia muito boa para desenvolvermos essa parceria por aqui”, disse.
Também estiveram na reunião pela CACB, o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso Maciel, o diretor-financeiro, Valmir Rodrigues, o diretor-secretário, Marco Kobayashi, e o consultor Renato Rossi. Pela Sequa, o consultor Jordi Castán, o gestor de projetos, Frank Summa, e o coordenador do escritório do AL-Invest na América Latina, em Lima (Peru), Gabriel Fernández.
Fonte: CACB