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Diretoria envolvida no processo de normatização

Notícias 22 de fevereiro de 2019

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia conseguiu destaque no processo de normatização internacional da ISO9001:2015 que a entidade manteve pelo sétimo ano consecutivo, em virtude do envolvimento dos diretores e funcionários nos processos que foram revistos e atualizados. “Não foi uma tarefa fácil, afinal, são tantos detalhes administrativos que o grupo poderia se perder”, elogiou o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, que ouviu do consultor da Apcer Certificadora, Jorge Pinho da Cruz, votos de louvor, pelo cumprimento das metas e do trabalho interagido. “Não é comum observar tamanho envolvimento”, disse o especialista que analisou minuciosamente todos os procedimentos de gestão da qualidade da associação comercial local.

Para a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, pela primeira vez o grupo de funcionários, com o grupo da diretoria, ambos tiveram um trabalho harmonioso e complementar. “De todas as auditorias que fizemos, essa foi a mais complexa, e ao mesmo tempo a mais fácil”, falou mesmo admitindo a pressão e o esgotamento físico. “Mas as normatizações foram melhores compreendidas e assimiladas”, acredita ao citar o fato de que todos da diretoria conhecem o sistema ISO9001 o que ajudou muito. “São empresários que sabem como funciona o sistema, e a necessidade de se detalhar caso por caso”, falou ao elogiar a atual diretoria pelo compromisso e envolvimento.

A gestora do programa ISO9001 dentro da ACE de Pompeia, Priscila de Oliveira Martins, foi elogiada entre os diretores da entidade, funcionários e também pelo consultor/avaliador. “Ela foi fundamental para agilidade dos procedimentos e principalmente pelo esclarecimento pontual”, parabenizou Rinaldo José Traskini, que reconheceu na funcionária o esforço e dedicação para o sucesso e manutenção das normas. “Foi preciso rever muitas ações e ela teve muita paciência”, disse Alair Mendes Fragoso, vice-presidente de diretoria que conhece a complexidade do trabalho, na intermediação entre diretoria e o sistema. “Ela detém conhecimento e expertise importantes nestas horas”, acrescentou Ailton Figueiredo de Lima, que também ressalta a importância do trabalho realizado. “Ela leva jeito para conduzir o processo”, frisou a secretária da diretoria, Clarissa Zanoni Kera Arantes, que também participou do processo.

De acordo com Rinaldo José Traskini a normatização é revista a cada cinco anos, por um processo de revisão, a fim de definir se a norma deve ser mantida, aprimorada ou até cancelada. Alguns princípios estão diferentes, como são os casos de: “Foco no cliente”; “Liderança”; “Envolvimento de pessoas”; “Abordagem de processo”; “Melhoria”; “Tomada de decisões baseadas em evidências”; “Gestão de relacionamento”, além de alterações como o termo “produto” que será substituído por “bens e serviços” e o termo “melhoria contínua” que será substituído por apenas “melhoria”. “As ações preventivas continuam sendo obrigatórias, apesar de não estar explícito”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, que também colaborou no processo de atualização de 2008 para 2015.

LEGENDA – Priscila de Oliveira Martins, ao centro, foi o pivô do bom relacionamento de todos para normatização

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