Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dirigente alerta para elevação dos tributos neste período

Notícias 08 de junho de 2017

Exibindo

Produtos nas lojas para o Dia dos Namorados estarão carregados de impostos, diz dirigente da Acim

O vice presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Adriano Luiz Martins, está alertando os comerciantes e consumidores em geral, para a elevação dos tributos em produtos que serão bem procurados na comemoração do Dia dos Namorados, considerado o quinto melhor período de vendas, perdendo para o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, sempre celebrado no dia 12 de junho, próxima segunda-feira, com as lojas abertas na sexta-feira, dia 09, até as 22 horas. “A demonstração de amor pode custar caro para os brasileiros neste ano não só pelo quadro de crise, desemprego e instabilidade, mas também por altas cargas tributárias embutidas nos preços finais dos presentes”, disse o dirigente ao ficar assustado com os porcentuais embutidos em produtos populares para a data.

De acordo com Adriano Luiz Martins o custo dos produtos podem ter agregados aos preços, impostos que podem superar a casa dos 50% do preço, como nos casos do champanhe (59,49%), do vinho (54,73%), da maquiagem (51,41%) e das joias (50,44%). “Isso tudo foi pesquisado e o consumidor preciso enxergar esse exagero”, comentou o dirigente mariliense ao destacar o trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que pesquisou uma série de produtos procurados para celebrar a data. “Se não tivesse toda essa carga, o consumidor teria um alívio, ainda mais em período de crise, em que os produtos sofrem efeitos da inflação e do câmbio”, disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para os “amantes à moda antiga”, as flores consomem 17,71% de impostos. Do preço final de um perfume importado, 79% são de tributos. Outras cargas tributárias que chamam a atenção são do telefone celular (38,9%) e dos óculos de sol (44,18%). Para o diretor regional do IBPT Alexandre Fiorot, os apaixonados precisam ser criativos na hora de presentear. “A voracidade do fisco é sem limite e os preços ficam pesados demais por conta da alta carga tributária”, concluiu o pesquisador. “O peso esmagador dos tributos no Brasil se deve a uma legislação injusta, que privilegia a tributação sobre o consumo que impacta ricos e pobres da mesma forma”, explicou ao dizer que o valor dos tributos embutidos no preço de um produto é, em regra, o mesmo independente da condição econômica do contribuinte consumidor.

Para Adriano Luiz Martins é de fundamental importância que o consumidor pesquise preços, pois, uma vez com o tributo elevado cabe ao comerciante determinar o custo do produto final, levando em consideração uma série de outros detalhes. “Sem dúvida com o valor menor, a margem do lucro será menor”, especificou o único item que pode variar entre uma loja e outra. “O produto e o atendimento podem ser semelhante, mas o preço faz a diferença”, comentou com experiência de muitos anos no varejo e observar na lista do IBPT outros produtos com elevada carga tributária como: Botas (36,17%), Calça jeans (38,53%), Camisa (34,67%), Hospedagem em hotel (29,56%), Jantar em restaurante (32,31%), Livros (15,52%), Malha (34,13%), Pacote de viagem (29,56%), Porta-retrato (43,47%), Tablet (39,12%) e Vinho (54,73%).

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE