Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dirigente da Acim avalia pesquisa sobre volume de vendas

Notícias 27 de maio de 2015

 

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, faz uma avaliação econômica da situação do comércio no varejo
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, recebeu dados interessantes sobre uma recente pesquisa desenvolvida pelo Programa ACVarejo, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) que é elaborada pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo que aponta o desempenho do comércio varejista em cada região paulista, no Estado e na capital em março e no 1º trimestre. “Infelizmente os dados mostram aquilo que todo comerciante sabe: o volume tem caído”, lamentou o dirigente que aponta as incertezas econômicas como sendo o principal motivo da retração. 

As vendas caíram em quase todas as regiões pesquisadas diante dos dados conseguidos no ano passado. A exceção foi a região do Alto do Tietê (altas de 2,8% no 1º trimestre e de 3,6% em março de 2015, diante 2014). Em março sobre fevereiro de 2015 houve alta sazonal de 11,3%. “Um caso atípico, porém, na média e envolvendo a maioria das regiões, a queda foi inevitável”, disse o dirigente ao apontar como destaque no campo negativo a região do litoral, cujo volume comercializado despencou 14,2% no trimestre e 22,7% em março, diante a iguais períodos de 2014. “Nesta região, até mesmo em relação a fevereiro de 2015 foi registrada queda (-3,8%) em março, envolvendo o período do Carnaval”, lembrou José Augusto Gomes.

Na opinião do dirigente mariliense pela sexta semana seguida foi elevada a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), projetado agora em 8,37%, contra 8,31% da semana anterior. Para o PIB, a previsão é de que recue 1,24%, contra 1,20% estimado na semana anterior. Já para o fim de 2016, a mediana das projeções para o IPCA ficou inalterada, em 5,50%. Quatro edições atrás a mediana estava em 5,60%. De acordo com o relatório do Banco Central, a previsão do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 passou de retração de 1,20% para -1,24%. Para 2016, a previsão para o PIB segue positiva em 1 %. “A dança desses números é que vem causando instabilidade e incertezas de ambos os lados: consumidor e comerciante”, apontou o superintendente da Acim.

Outra questão que vem afetando o comércio varejista de acordo com José Augusto Gomes é que o Comitê de Política Monetária (Copom) elevará a taxa básica de juros, a Selic, em mais 0,5 ponto porcentual no próximo encontro, para 13,75% ao ano. “Esse índice é esperado que seja mantida nesse patamar até o final do ano”, analisou o dirigente mariliense ao lembrar que a ação mais recente do Copom foi a de aumentar a taxa básica de juros de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. A próxima reunião do comitê está marcada para 2 e 3 de junho. “Para o fim de 2016, a previsão para a Selic média passou de 12%, onde estava pela quinta semana seguida, para 12,25% ao ano”, avaliou ao lamentar novamente. “Isso dificulta o crediário em geral”, explicou.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE