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Dirigente está otimista com as vendas até o final do ano

Notícias 29 de setembro de 2014

Gilberto Joaquim Zochio, vice presidente da Acim, chama atenção para elevada tributação para o Dia das Crianças

 

O segundo vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Gilberto Joaquim Zochio, está otimista quanto as vendas no varejo para o Dia das Crianças. “Como é a última data antes do Natal, o resultado pode ser visto como um indicador do comportamento dos consumidores para o restante do ano”, disse o dirigente mariliense que acredita na elevação de 2% no volume de vendas para o período de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, dia 12, considerado o terceiro Natal do ano, após dezembro e o mês de maio, com o Dia das Mães.

Para o dirigente da Acim os resultados positivos, se confirmados, marcariam uma reversão do que se observou ao longo de 2014. Gilberto Joaquim Zochio chama a atenção que este ano foi marcado pela Copa do Mundo no primeiro semestre, o que afetou as vendas do varejo em todo o País, e pelas eleições presidenciais que acontecerão nas próximas semanas. “O comércio em geral foi marcado por juros altos, queda na confiança por parte dos consumidores e crédito mais restrito, tornam o momento mais difícil para o comércio varejista”, opinou o vice presidente de diretoria que acrescenta. “O varejo está em marcha lenta, mas apresenta equilíbrio”, disse animado em virtude das encomendas dos varejistas às indústrias que estão atrasadas para os padrões nesta época do ano.

Com relação ao Dia das Crianças, os brinquedos eletrônicos devem ser os mais solicitados neste ano, o que inclui os smartphones e os tablets. O volume de tributos incidente nos itens típicos desta data – como jogos eletrônicos e brinquedos em geral – costumam ser pesados. Como exemplo, o percentual de tributos embutidos em um videogame chega a 78,18% do preço do aparelho, é o que aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), realizado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Mesmo itens fabricados no País, como tênis, possuem carga de impostos elevada. Neste caso, equivalente a 40% do valor do calçado. Não tem alívio nem mesmo para itens culturais, como ingressos para teatro, que têm 40,85% de impostos embutidos no preço.

Segundo Gilberto Joaquim Zochio até agora, os brasileiros já pagaram cerca de R$ 1,2 trilhão em impostos e contribuições, valor que entrou nos caixas dos governos Federal, estaduais e municipais, do início do ano até então. O dado é do Impostômetro, painel eletrônico instalado na fachada da ACSP que estima, em tempo real, a arrecadação tributária.

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