|
Abertura do congresso estadual das associações comerciais contou com centenas de participantes
|
| |
A abertura do 16º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na cidade do Guarujá, no litoral paulista, nas dependências do Casa Grande Hotel & Resort, foi marcada pela convocação do presidente da Facesp, Alencar Burti, para que as associações comerciais paulistas se envolvam mais com problemas na comunidade, e principalmente no debate político. “Somos formadores de opinião e devemos ser conscientes de que é possível separar a política partidária da política social”, disse o líder entre os dirigentes de associações comerciais do Estado de São Paulo, ao promover a abertura dos trabalhos que acontecerão durante dois dias intensos de debate, apresentação de propostas, exposição de novos produtos e principalmente da criação de um manifesto público denominado de “A carta do Guarujá”, que será produzida durante o evento e apresentada no final.
Alencar Burti fez questão de agradecer os mais de mil dirigentes de associações comerciais das mais de 400 cidades onde exista uma entidade associativa. “Isto mostra que a classe empreendedora está preocupada com o que estamos passando”, disse o dirigente que promete unir as entidades para uma reação junto aos movimentos econômicos e sociais que estão se agravando. “Se o Governo deixasse a gente trabalhar, sem intromissão, superaríamos essa crise, que não é econômica e sim moral, sem problemas”, acredita o dirigente que pretende promover discussões neste sentido, além de outros assuntos relacionados as associações comerciais paulistas do ponto de vista administrativo e de serviços.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Libânio Victor Nunes de Oliveira, e atual vice presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o presidente Alencar Burti foi feliz nas colocações que fez, e também, concorda com a proposta. “Toda associação comercial tem uma influência na comunidade onde está”, afirmou o dirigente mariliense. “Sem dúvida ela tem e pode promover debates apartidários no sentido de se buscar propostas para a melhoria a performance empresarial”, reconheceu o dirigente mariliense que participa do evento representando as associações comerciais do centro oeste paulista, da Região Administrativa (RA), de número 15, que envolve 19 cidades.
O congresso em andamento até o final de semana contará ainda com a presença de convidados e assuntos específicos. Ao lado do presidente da Facesp, a jornalista e comentarista da Globo News, Cristiana Lôbo, fará uma análise do cenário político brasileiro. Sobre a conjuntura econômica será debatida em painel composto pelo economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, Alencar Burti e Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP. Um dos assuntos mais importantes para o comércio varejista (o cadastro de inadimplentes) também está na pauta. Uma lei paulista que entrou em vigor em setembro obriga as empresas de negativação a enviarem cartas com aviso de recebimento antes de incluir o nome de consumidores devedores em seus bancos de dados. O tema será abordado pelo diretor jurídico da Boa Vista, Dirceu Gardel, durante palestra intitulada “Impacto do AR (Aviso de Recebimento) nos SCPC’s - Nova Lei e Regulamentação”. A lei está sendo questionada por diversas entidades (entre elas a Facesp), foi para julgamento no STF e impacta diretamente a qualidade do crédito no comércio e a confiabilidade dos cadastros.
# Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
|
|