Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

DNI-ACIF relata otimismo na Couromoda

Notícias 20 de janeiro de 2020

Encerrada no último dia 15, a Couromoda abriu a agenda de grandes eventos do setor Calçadista trazendo boas perspectivas para 2020. Assim como em anos anteriores, o Sindifranca (Sindicato da Indústria Calçadista de Franca) e a Prefeitura Municipal firmaram parceria para a estruturação do estande coletivo de marcas locais, “Espaço Moda Franca”. Dezenove das 54 marcas francanas que participaram da Couromoda se instalaram no local e puderam contar com o apoio do DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da Associação do Comércio e Indústria de Franca), desde o auxílio na comunicação em outra língua até esclarecimento de dúvidas técnicas durante as negociações.

“A presença do DNI-ACIF na feira teve o intuito de gerar segurança durante os atendimentos aos importadores que compareceram ao ‘Espaço Moda Franca’ e, claro, aos estandes de empresas francanas que foram individualmente à feira”, disse a coordenadora do DNI-ACIF, Suyara Águila. “Durante o evento, o DNI-ACIF também realizou um trabalho institucional. Visitamos outras empresas locais fora do estande coletivo e também tivemos uma reunião no consulado paraguaio, com o intuito de estreitar parcerias com o setor comercial internacional”, completou.

O coordenador do DNI-ACIF, Rafael Pugliesi, também esteve presente da Couromoda 2020 e afirmou ter observado boas perspectivas, por parte de empresários e entidades, em relação ao setor.

“De um modo geral, sentimos um otimismo por parte dos participantes que demonstraram ter boas expectativas para o fechamento de negócios durante a Couromoda e também futuramente, a partir de contatos feitos no evento”, disse. “Esperamos contribuir para que os resultados esperados sejam alcançados levando o trabalho de assessoria à exportação do DNI-ACIF a outros eventos importantes do setor, como o SICC – que acontecerá em maio, na cidade de Gramado - a Francal e a Zero Grau.”

Recentemente, a organização da Couromoda divulgou um crescimento na visitação à feira de 12% em relação ao ano anterior. Além disso, a expectativa verificada junto aos calçadistas é de que o setor venha a crescer de 2% a 2,5%, ao longo do ano.

“Porém, diferentemente do ano passado, esse número deve ser puxado pelo desempenho no mercado interno, que absorve mais de 85% da produção de calçados (de mais de 950 milhões de pares por ano). Já no mercado externo, a percepção é de que Estados e China estão ‘se acertando’ e que o setor de calçados deve retornar aos patamares anteriores de embarques para o país norte-americano, historicamente o principal destino do calçado brasileiro além-fronteiras”, afirma a Feira.

A 47ª edição da Couromoda foi realizada entre os 13 e 15 de janeiro, no Expo Center Norte, na capital paulista, reunindo mais de 2 mil coleções de calçados, bolsas, acessórios e confecções. A próxima edição já tem data definida e ocorrerá entre 11 a 13 de janeiro de 2021, também no Expo Center Norte.

--

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE