Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

De acordo com dados do Caged, saldo positivo na geração de empregos foi de 508 vagas

Notícias 26 de abril de 2016

Os setores de serviços e construção civil foram os principais responsáveis pela reviravolta ocorrida no mês de março na geração de empregos no município de Sorocaba, que fechou o mês de março com saldo positivo de 508 vagas criadas no período.  Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.


A boa notícia é o resultado de 7.284 admissões contra 6.776 desligamentos. O setor de serviços foi o que puxou o crescimento, com 735 novas vagas – saldo de 3.676 contratações e 2.941 demissões. Outro setor que surpreendeu foi o da construção civil, que admitiu 785 trabalhadores e demitiu 628, gerando saldo de 157.


No comércio houve pequena queda de 21 postos de trabalho com 1.795 contratações e 1.816 demissões. Apesar de negativo, o número deixa o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil, otimista para os demais meses do ano. “O número não pode ser considerado ruim, já que a movimentação no comércio melhora bastante a partir do Dia das Mães e demais datas comemorativas do segundo semestre. A tendência é que o setor comece a recontratar”, afirmou Cépil.


O setor industrial ainda manteve redução de postos de trabalho como vem ocorrendo desde o início da crise econômica nacional ao fechar o mês de março com o fechamento de 543 vagas com 802 contratações e 1.345 demissões.


Mesmo com o saldo positivo de março, o mercado de trabalho em Sorocaba já registrou 348 desligamentos ao longo de 2016. O resultado é bem melhor do que o verificado no mesmo período de 2015. De janeiro a março daquele ano, a cidade havia perdido 1.183 postos de trabalho.

 

Bons sinais


Fatores como queda gradativa da inflação, estabilidade cambial e, principalmente, a retomada de acordos econômicos do setor produtivo de Sorocaba, como Estados Unidos e Argentina, são ótimos indicadores de que a economia local voltará a crescer. Está é a opinião do professor e coordenador do laboratório de ciências sociais aplicadas, da Universidade de Sorocaba, Lincoln Diogo Lima.


“Há algum tempo alguns índices locais começam a dar sinais de recuperação econômica e, consequentemente, retomada da geração de empregos no município”, afirma o professor.


“O setores de serviços e construção civil são importantíssimos na cadeia produtivo. E desde o início do ano, os dois segmentos apresentam melhora gradativa. A tendência é que o setor industrial também volte a contratar, já que os principais parceiros comerciais de Sorocaba (EUA e Argentina) estão começando a comprar nossos produtos”, analisa Lincoln Lima.

 
Qualquer dúvida, estou à disposição.
 
Att,

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE