Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Economia Global: palestra promovida pelo DNI-ACIF e Banco do Brasil atrai mais de cem empresários

Notícias 21 de janeiro de 2020

Mais de cem empresários estiveram hoje, 21, no Centro de Educação Empresarial da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) para conferirem a palestra “Economia Global”, promovida pelo DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF) e Banco do Brasil. O conteúdo abordou perspectivas para o cenário macroeconômico em 2020 e seus fatores de risco, tais como como a guerra tarifária entre China e Estados Unidos.

“O ambiente global se mostra mais desafiador este ano, mas dois eventos externos nos ajudam, neste começo de 2020, a desenhar uma perspectiva um pouco melhor: a sinalização dos Estados Unidos e da China em relação à guerra tarifária e a atuação do parlamento do Reino Unido para que o Brexit aconteça de forma organizada ”, afirmou o palestrante Alberto Ronchi, doutor em economia e membro da equipe de avaliação e construção de cenários para a economia e o macroambiente no Banco do Brasil.

A liquidez ainda elevada nos mercados financeiros mundiais, elementos geopolíticos entre outros temas que podem impactar a dinâmica da economia global também foram apresentados.

“Achei o evento maravilho. A ACIF é uma das pouquíssimas associações comerciais que estão fazendo um trabalho de sensibilização e divulgação da área internacional. Esse movimento é fundamental para o crescimento de uma economia”, afirmou o consultor de área internacional Ricardo Polito. “Vejo o esforço da associação em buscar alternativas para pequenos fabricantes que ainda não conhecem as possibilidades do mercado internacional e seus próprios potenciais. Achei a palestra maravilhosa e importante para que possamos entender a situação do Brasil perante o cenário mundial”, disse Dib Nader, gerente de negócios da Nader Logística e Gestão em Transporte.

O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, afirma que o objetivo da palestra foi alcançado. “Nos foi apresentado um conteúdo de relevância, capaz de auxiliar as empresas em seus planejamentos para 2020. Percebo que o público entendeu nossa proposta de aproximar Franca do mercado internacional”, disse. “Tivemos um auditório cheio e a união da classe é importante para atravessarmos os desafios que nos esperam, com sucesso.”

Rodada de Negócios Internacionais

A palestra “Economia Global” vem ao encontro da proposta de aproximação do empresário local com o mercado internacional que será intensificada durante a 1ª Rodada de Negócios Internacionais de Franca, uma iniciativa da ACIF, Prefeitura Municipal, Investe SP e Sebrae. Voltada para fabricantes de calçados, a ação ocorrerá nos dias 18 e 19 de março de 2020, reunindo 32 empresas locais e 25 compradores dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Bolívia e Equador.

Os participantes terão o apoio do DNI-ACIF antes, durante e após a Rodada, desde a preparação das empresas para o evento, tradução no decorrer das negociações e apoio nos atendimentos até o acompanhamento pós-venda e follow up das negociações. Uma equipe da área de operações financeiras internacionais do Banco do Brasil estará presente durante o evento que contará, ainda, com o suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Apoiam a ação o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Branco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).

Fotos: 01: imagem geral do evento / 02: Tarciso Bôtto, presidente da ACIF, durante a abertura do evento / 03: Palestrante Alberto Ronchi - Crédito: Divulgação/ACIF

--



Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE