Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Efeito calendário favorece vendas na 1a quinzena de julho

Notícias 16 de julho de 2013

Efeito calendário favorece vendas na 1a quinzena de julho

 

“A primeira quinzena de julho, em relação ao mesmo período de 2012, foi beneficiada pelo efeito calendário - por ter tido um dia útil a mais. O 2º semestre costuma ser mais forte que o primeiro – mas, neste ano, o ritmo deverá ser mais lento do que o esperado no início de 2013”, diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

O IMC (Índice de Movimento do Comércio a Prazo) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou que as vendas, na 1ª quinzena de julho de 2013, foram beneficiadas pelo efeito calendário. Com um dia útil a mais em relação aos primeiros quinzes dias de julho de 2012, o aumento de vendas foi de 5,1%.

Por outro lado, quando se compara o período com a primeira quinzena de junho de 2013, houve queda de 6,4%. A justificativa é o efeito sazonal: o mês de junho contou com uma data comemorativa – o Dia dos Namorados -, diferente de julho, que não teve nenhuma comemoração.

 

ICH – Indicador de Movimento de Cheques

 

Também por conta do efeito calendário, o ICH (Indicador de Movimento de Cheques) apresentou aumento (4,2%) em relação à primeira quinzena de julho de 2012. E também em razão do efeito sazonal (ausência de data comemorativa), houve queda (-19%) quando se compara com junho.

 

Inadimplência

 O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) apresentou queda de 1,2% quando comparado com a primeira quinzena de julho 2012. E o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito) teve queda de 0,7% - revelando que a inadimplência está estável, com ligeira proporção a baixa.

Para esses dois índices, quando se compara com o mês anterior, as variações foram de +20,4 (IRI) e +20,6% (IRC). Em 2012, as altas foram de 21,8 e 23,6, respectivamente.

 

Perspectiva julho

Com um dia a mais em relação a 2012, em julho o ritmo de vendas deverá aumentar. Mas a avaliação requer cautela, pois o setor está afetado pelos seguintes fatores: alta da inflação, desaceleração da massa salarial, crédito para pessoa física no varejo em ritmo reduzido e queda da confiança do consumidor.

 

Veja tabela abaixo:

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE