Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em 100 dias, varejo cresce 1,8% em SP, informa ACSP

Notícias 16 de abril de 2019

São Paulo, 16 de abril de 2019. Nos 105 dias iniciais de 2019, o movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,8% sobre igual período do ano passado, sendo 0,5% nas comercializações a prazo e 3% no sistema à vista. Os números são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

“O varejo está acompanhando o ritmo fraco da retomada econômica, a taxa recorde de desemprego e a dificuldade do brasileiro de se comprometer com compras parceladas. Para reverter esse quadro, o governo precisa priorizar a geração de postos de trabalho e estimular a concessão de crédito à pessoa física, seja aumentando a concorrência entre os bancos ou reduzindo o compulsório das instituições bancárias”, analisa Emílio Alfieri, economista da ACSP. “O Banco Central está atento a esse problema, mas a concretização dessas medidas depende da aprovação das reformas, notadamente a da Previdência”. 

O período analisado pela ACSP (de 1º de janeiro a 15 de abril de 2019) contou com um dia útil a mais frente ao mesmo período de 2018, o que ajudou um pouco os lojistas. “O melhor desempenho das vendas à vista reforça que o consumidor está fazendo compras de pequeno valor, sem se comprometer com prestações futuras. Ele está cauteloso e avesso a riscos, com a confiança baixa”, diz Alfieri.  

Abril

Na primeira quinzena de abril de 2019 ante igual período de 2018, o movimento de vendas do varejo da cidade de SP cresceu em média 6%. Enquanto as comercializações a prazo subiram 7,3%, o sistema à vista registrou crescimento de 4,7%.  

“A primeira quinzena deste ano teve um dia útil a mais, o que impactou o resultado do Balanço. Não fosse isso, o comércio teria fechado o período no vermelho”, comenta o economista da ACSP.  

 

Variação mensal

Já em relação à primeira quinzena de março de 2019, o varejo paulistano registrou alta de 6%, sendo 3,2% no sistema a prazo e 8,8% à vista (com um dia útil a mais).  

“A realização do Carnaval no início de março enfraqueceu a base de comparação, já que nessa época o movimento é tradicionalmente pequeno nas lojas”, afirma Alfieri.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - 1º quinzena de abril

Modalidade

Abril 2019 /
Março 2019

Abril 2019 /
Abril 2018

Acumulado 2019 / Acumulado 2018

A PRAZO

3,2

7,3

0,5

À VISTA

8,8

4,7

3,0

Média

6

6

1,8

  

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE