Entre os dias 30 de novembro e 20 de dezembro, 714 consumidores quitaram seus débitos por meio da campanha “Acertando suas Contas”, em Piracicaba. A iniciativa realizada pela Boa Vista em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) totalizou R$ 351.218,45 recuperados.
Considerado o maior evento de promoção da sustentabilidade de crédito no Brasil, a ação atendeu 860 pessoas na cidade – média de 57 por dia. Destes, 86% sabiam dos débitos informados na consulta.
Segundo levantamento realizado com as pessoas atendidas, o desemprego lidera o motivo dos débitos – citado em 44,81% dos casos, seguido do descontrole financeiro (19,13%), empréstimo de nome (13,66%) e queda de renda (12,02%). Quando questionados sobre a origem das dívidas, o comércio foi citado por 32,99% dos consumidores, seguido do cartão de crédito (26,04%) e de bancos e financiamentos (22,92%).
A maioria dos endividados tem entre 40 e 49 anos (24,39%) e 50 e 59 anos (24,39%). Outros 23,78% possuem entre 30 e 39 anos.
Participaram da campanha 45 empresas associadas à Acipi. “A iniciativa teve boa adesão dos consumidores, a exemplo do que foi registrado em edições anteriores. Por meio da ação, associamos a oportunidade de renegociar dívidas vencidas com orientação financeira para contribuir na construção de um sistema de crédito mais saudável”, afirma o vice-presidente da Acipi, Maurício Benato.
Dados
Nos 10 primeiros meses deste ano, 9.440 pessoas pagaram suas dívidas e foram baixadas do SCPC, o que representa uma taxa de recuperação em 47,4% sobre os registros. A recuperação foi de R$ 4.398.397,35 para o comércio local. Os dados são compilados junto as empresas locais associadas a Acipi.
Juliana Franco |
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