Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em Jundiaí, abertura de empresas supera número de fechamentos

Notícias 18 de julho de 2020

Os pedidos de falência voltaram a subir e registraram alta de 28,9% em junho, na variação mensal, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC, bureau de crédito adotado pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí. Mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial, as falências decretadas e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 82,2%, 93,0%, e 103,3%, respectivamente.

Nos dados nacionais divulgados pela Boa Vista, nos últimos doze meses as pequenas empresas foram responsáveis por 93,4% dos pedidos de falências e 94,2% dos pedidos de recuperação judicial. Com relação à falências decretadas e recuperações judiciais deferidas, também houve predominância de ocorrências entre pequenas empresas, que responderam por 95,8% e 94,3% dos totais, respectivamente.

Um pouco diferente do cenário nacional, em Jundiaí o número de aberturas de empresas registrado em junho (396) ainda supera o de encerramento de atividades (151), segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Jundiaí.  “Apesar do cenário econômico atual, é um número positivo”, afirma o presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro. “Mesmo assim estamos apreensivos com o fechamento do comércio não essencial e na expectativa da mudança de fase do Plano SP. O varejo precisa retomar suas atividades porque os empresários não vão aguentar a falta de caixa e não conseguirão honrar com suas dívidas por muito mais tempo.”

 O diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Prefeitura de Jundiaí, Júlio Durante, acredita que as medidas adotadas pelo poder público visando a simplificação dos processos de registro, capacitações, fortalecimento das ações do Banco do Povo, além de parcerias importantes com várias entidades como ACE Jundiaí, SEBRAE e ADEJ (Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região), os empreendedores estão encontrando um ambiente favorável e propício à formalização de suas empresas, transformando em realidade o sonho de montar o seu próprio negócio.

Segundo ele, Jundiaí faz parte de uma rede de municípios na qual a dinâmica da economia atual tem exigido e pressionado os negócios mais tradicionais. “Aliada a esta pressão, atravessamos um momento muito delicado de pandemia. Os últimos dados de emprego divulgados também demonstram essa pressão e em um momento de dificuldades para se conseguir um emprego, os empreendedores passaram a exercer atividades por conta própria, garantido sua renda e empregos a outras pessoas”, explica.

 

De janeiro a junho foram abertas 2621 empresas em Jundiaí, contra 1422 fechamentos. O presidente da ACE imagina que o número de empresas que fecharam as portas este ano pode ser um pouco maior mas não aparece nas estatísticas municipais porque o encerramento das atividades ainda não foi oficializado. “Muitas empresas já estavam em uma situação difícil antes da pandemia e com a crise instalada, não conseguiram se manter. Simplesmente interromperam as atividades e não tiveram nem condições de providenciar a parte burocrática do fechamento”, diz. “É por isso que defendemos a retomada da economia o mais rápido possível. Do contrário, o número de baixas de CNPJ será cada vez maior daqui para frente.”

 

 

 
 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE