Durante a Reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada na sede da entidade, em Brasília, nesta terça-feira (14), o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, reforçou o posicionamento político-institucional da Instituição e a importância da comunicação com Federações e Associações Comerciais para o fortalecimento do Sistema. “Temos uma pauta prioritária para este ano, que vamos defender junto ao Congresso Nacional, e é de extrema importância que isso seja reverberado por todas as entidades que formam a rede CACB”, declarou.
Na pauta prioritária, temas como a preservação da autonomia do Banco Central, a manutenção do voto de qualidade no Carf, a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica em estados e municípios, aperfeiçoamento da reforma trabalhista – sem retrocessos -, mas, principalmente, a reforma tributária. “Tenho algumas ressalvas sobre a forma como ela tem sido discutida, mas temos bem desenhado aquilo que vamos defender. Para nós, é fundamental que haja simplificação, que seja feita por etapas, considerando todos os setores, e que, de maneira alguma, traga aumento da carga. Mas é importante dizer também que, se não houver reforma administrativa, não sabemos como será feita essa química”, pontuou.
Complementando a fala do presidente, o deputado federal e vice-presidente Administrativo da CACB, Marco Bertaiolli, comentou a proposta da criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), proposto na PEC 45/2019. “Dificilmente, em um país do tamanho do Brasil, teremos uma alíquota que atenda a todos os segmentos e regiões. Vamos ficar de olho nisso para, como disse o presidente, mantermos nosso compromisso de que não haja aumento de carga”, completou.
Bertaiolli trouxe à pauta o que chamou de “contrabando digital”, a venda de produtos pela internet, vindos de fora do país e com carga tributária muito baixa, o que tem comprometido o comércio, os serviços e a indústria. Para ele, é papel das ACEs levantar essa bandeira, de consultar a Receita Federal sobre a diferença entre a cobrança de impostos para o interno e para o externo.
“A CACB será, em nome de todos nós, um ente ativo e com voz. Com o grupo de trabalho que temos, vamos dizer o que não queremos, mas também apresentar nossas propostas e o que achamos que é melhor para nós e para o Brasil”, disse Bertaiolli, sobre a atuação da Confederação junto ao Legislativo.
Nova sede
O superintendente da entidade, Carlos Rezende, fez uma apresentação sobre a linha do tempo da cacb, desde o surgimento das ACEs, até os dias de hoje, destacando a inauguração da nova sede, além dos pontos fortes e daquilo que precisa ser melhorado dentro do Sistema.
A nova sede da Confederação possui 540m², com um espaço inovador, automatizado e mais moderno, em uma estrutura preparada para receber grandes reuniões e autoridades de todos os níveis. Saiba mais clicando aqui.
“É importante que vocês todos saibam que esta sede é nossa, de todos nós. Mas destaco também que, a partir de hoje, vamos construir uma nova CACB, sem perder tudo o que já foi construído, e de olho no novo mundo, dentro do digital. Também através da união, solidificando nossa força e olhando para a frente. Nosso futuro é brilhante, se soubermos entender o potencial que temos”, declarou o presidente Alfredo Cotait.
CMEC
A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, destacou a atuação dos 24 conselhos estaduais criados pelo país, principalmente no que tange à execução do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, uma parceria com o Sebrae.
“Queremos concluir a primeira fase do projeto para seguirmos caminhando e dando condições, a todas essas mulheres, para que elas cresçam no seu lado empreendedor, que expandam seus negócios ou que montem a sua empresa”, declarou.
Ana Claudia também destacou a realização do WEforum, um evento internacional que será realizado no dia 21 de março, no Rio de Janeiro, com várias personalidades do mundo dos negócios. “Teremos a participação de 90 mulheres do Sistema CACB, em um encontro para mostrar o que o Brasil faz, mas também para trazer experiências de outros países para o empreendedorismo feminino”, destacou.
CACB na mídia
O diretor da Caravelas Comunicação, Otávio Cabral, fez uma apresentação sobre o posicionamento da CACB na imprensa, ao longo de 2022. “Nossa função é amplificar tudo o que é decidido aqui e desde que começamos, a Confederação começou a ser ouvida e a falar com a imprensa”, disse. Ao todo, foram veiculadas 1071 matérias, com um valor total de R$ 6,5 milhões em valoração, de acordo com a Knewin.
Para 2023, continuou Cabral, a ideia é fazer as ideias da CACB gritarem, reverberando tudo que é pensado pela rede. “A presença na imprensa, de um setor que carrega o comércio no Brasil, precisa ser ainda maior”, completou.
Nova Marca
Durante a reunião, foi lançada também a nova marca da CACB. O designer responsável pela nova arte, Fernando Schiavo, apresentou o novo desenho, que, segundo ele, traz o conceito de solidez e de ponte, que é o que a Confederação faz. “Estamos transitando do papel para o concreto, do frágil para o resistente. Essa é a imagem que queremos passar”, disse.
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Após a reunião, e para celebrar a inauguração da nova sede, a CACB serviu um almoço a todos os participantes da reunião.
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