Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em reunião na CACB, Cotait defende estratégia nacional de fortalecimento da rede de Associações Comerciais

Notícias 08 de dezembro de 2020

Durante reunião do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associação Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), defendeu uma estratégia nacional de fortalecimento da rede de ACs. 

Segundo ele, a CACB, as Federações e instituições com o Sebrae devem atuar em conjunto para a elaboração de um planejamento que fortaleça as 2.300 Associações Comerciais catalogadas no Brasil. “Temos uma rede nacional que precisa ser provida”, afirmou. “Nossas entidades devem, constantemente, trocar experiências entre si, dialogar sobre boas práticas para que, assim, consolidem e ampliem cada vez mais os dois vieses principais de atuação: a distribuição de produtos e serviços que possam oferecer soluções aos empreendedores e a defesa política institucional dos interesses daqueles que precisam gerir um negócio”, disse. 

“As Associações Comerciais, a partir da força extraordinária de trabalho e tendo como base de ação os princípios da livre iniciativa e do empreendedorismo, passaram a ocupar um espaço nunca antes visto. Situação que exige um planejamento que fortaleça cada vez mais esta rede”, ressaltou Cotait, durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (08/12). “A Facesp está pronta para contribuir. Pronta para dividir experiências e alimentar esta organização que, de forma legítima, representa o empreendedorismo de forma geral, principalmente, as micro e pequenas empresas (MPEs)”, afirmou. 

CONTRIBUINTE LEGAL

O vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, também participou da reunião e destacou que as Associações Comerciais tiveram um papel importante na elaboração da Lei do Contribuinte Legal e, posteriormente, na inclusão das MPEs na legislação. A Lei possibilita um relacionamento mais harmonioso entre o contribuinte e o fisco brasileiro. 

“O Contribuinte Legal foi uma grande conquista das ACs. Nosso desafio agora é divulgar a existência desta norma e, para isso, precisamos do apoio da CACB, das Federações, do Sebrae e de todas as entidades ligadas ao empreendedorismo”, ressaltou Bertaiolli, que foi o relator da Lei na Câmara dos Deputados e foi o autor do projeto que inclui as MPEs na legislação. Ambos os textos foram aprovados por unanimidade no Congresso Nacional.

“Em janeiro, a Facesp vai divulgar uma cartilha com orientações aos empreendedores brasileiros sobre como aderir ao processo de transação fiscal, por meio do Contribuinte Legal. Contamos com o apoio de toda a rede de ACs nesta multiplicação”, informou Bertaiolli. 

A reunião on-line da CACB foi dividida em três painéis: agenda política, agenda econômica e transformação digital, e contou com diversas autoridades, entre elas, George Pinheiro,  presidente da CACB; Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae; senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa; deputado federal Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo; e Afif Domingos, assessor Especial do Ministério da Economia.

 

Clique aqui para assistir a reuinião. 

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE