Considerada a segunda data mais importante do calendário comercial – ficando atrás somente do Natal – o Dia das Mães, em Sorocaba, deve registrar um aumento de 6,5% nas vendas em relação ao no passado. É o que aponta pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) em parceria com a Athon Ensino Superior.
A pesquisa de mercado foi realizada entre os dias 24 e 29 de abril e ouviu uma amostragem de 163 consumidores residentes na cidade para levantar a expectativa de compra de presentes para a data.
Perguntados se pretendiam presentear as mães, sogras, avós e esposas/companheiras este ano, 80% responderam que sim, percentual maior que o registrado em 2022. O número de indecisos também caiu, de 18% para 9,5%.
“Apesar do momento conturbado que a economia atravessa, com inflação elevada e alta taxa de juros – além da guerra na Ucrânia, entre outros fatores – os consumidores estão voltando aos hábitos de consumo que tinham antes da pandemia da Covid-19. O mercado está se aquecendo gradativamente e o comerciante precisa estar preparado para atender e fidelizar este consumidor que volta às compras como antes”, afirma Hygor Duarte, presidente da ACSO.
A maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizar a compra dos presentes no comércio de Sorocaba: 32% em shoppings centers, 22% nas lojas do centro e 7% nas lojas de bairros, seguido por comprar nos grandes sites de comércio eletrônico. Esta preferência pelas lojas físicas é explicada principalmente pela facilidade de troca, caso seja necessário.
Em relação aos presentes a serem adquiridos, 61,4% dos entrevistados vão presentear com artigos de vestuário e/ou acessórios, seguidos por chocolates/bombons e perfumes/cosméticos. Já os eletroeletrônicos só representaram 3,5%.
Confirmando o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, o 72% dos consumidores afirmaram que vão comprar na semana, ou na véspera, que antecede a data.
Os consumidores tendem a comprar mais de um presente – a média aponta para 1,7 presente por consumidor.
Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar um valor médio R$ 174,00 no total, e um valor médio de R$ 110,00 por presente, valores maiores que os verificados no ano passado.
Quanto à forma de pagamento dos presentes, a maioria dos entrevistados (65%) afirma que vai utilizar o cartão de crédito. Em seguida são citados o cartão de débito (27%) e Pix (6%).
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br