Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empoderamento feminino é destaque no 2º Congresso Estadual da Mulher Empresária

Notícias 21 de setembro de 2015

Evento com participação da empresária Luiza Trajano levanta reflexões sobre o atual momento econômico do país e apresenta histórias inspiradoras para que as empresas sobrevivam à crise

 

São Paulo, 21 de setembro de 2015. Ideias para o futuro, construção de um país melhor e o protagonismo da mulher foram marcas do 2º Congresso Estadual da Mulher Empresária, realizado na última sexta-feira (18) no Anhembi.

O evento, organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), teve a participação de cerca de 400 pessoas, que puderam aprender com cases de sucessos e palestras de convidados como Luiza Trajano, presidente do Grupo Magazine Luiza.

“É uma alegria conviver com mulheres empreendedoras, pois elas são o patamar da esperança. Num momento como o nosso, temos que buscar saídas para a crise; e as mulheres são fundamentais nesse processo”, disse o presidente da ACSP e da Facesp, Alencar Burti, na abertura do evento.

A crise chegou

O jornalista e economista Donny de Nuccio, apresentador e editor-chefe do programa “Conta Corrente”, da Globo News, fez uma análise do atual momento econômico brasileiro. De acordo com ele, o momento de crise não é para amadores: “Algumas empresas vão morrer. É do jogo. É a seleção natural”, disse ele em relação à competitividade do mundo dos negócios.

No entanto, ele relembrou o caso dos Estados Unidos, que em meio à crise de 2008 viu o surgimento de modelos de negócios inovadores, como o Airbnb e WhatsApp, hoje empresas bilionárias. “No meio das cinzas, muita riqueza é criada, muita empresa nasce.”

Essa mensagem de esperança foi compartilhada pelas empresárias Adriana Neves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, e Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas e vice-presidente da Facesp.

Ambas falaram sobre o protagonismo da mulher na sociedade. A dirigente da associação de Campinas afirmou que as empresas precisam incluir a diversidade e promoção de gêneros em seus códigos de governança para que as mulheres tenham, cada vez mais, as mesmas oportunidades que os homens. “Ninguém está aqui para aparecer. A gente quer é brilhar”, enfatizou.

Para Neves, que focou sua apresentação na questão do associativismo, é importante que as mulheres se unam e participem de uniões em suas associações, grupos e comunidades locais para, de maneira coletiva, contribuírem no fortalecimento de suas cidades.  “Não queremos dominar o mundo, mas certamente vamos mudar o mundo.”

Casos de sucesso

Num dos painéis mais comentados do Congresso, três empresárias falaram sobre suas histórias e como construíram negócios inovadores e diferentes. Uma das executivas a falar na mesa-redonda foi Manuela de Souza, presidente do Grupo Europa. Ela assumiu a presidência da empresa aos 26 anos, após a morte do pai e do irmão, inicialmente preparado para a sucessão. Na sua avaliação, foi importante ter tido a humildade de aprender com quem já estava na empresa e “ter intimidade com o erro para encarar os desafios com coragem”.

Já Adriane Zagari, fundadora da HZ Eventos, criou há 12 anos uma empresa de casting e buffet que hoje participa de 400 eventos por ano. Ela ressaltou a importância de sempre estar atenta ao mercado para aproveitar cada oportunidade. “Um bom trabalho traz novos clientes. Trilhar o caminho do empreendedorismo é uma aventura, mas se tiver uma boa bússola, você chega lá”, falou.

Por fim, Caroline Sandler, criadora do site Finanças Femininas, contou as razões que a levaram a criar uma plataforma de conteúdo voltada para a mulher. O site nasceu em 2012 e hoje é parceiro de um grande portal, recebendo quase um milhão de visitas por mês. O site foi planejado por Caroline juntamente com duas amigas, mas pouco antes de ir ao ar as duas sócias desistiram, fazendo com que ela precisasse conciliar o novo projeto profissional com o novo desafio pessoal: estava grávida. “Mal comecei e já precisava me reinventar”, refletiu Caroline.

Protagonismo da mulher

No momento mais aguardado do evento, Luiza Trajano falou às centenas de empreendedoras presentes no Congresso sobre o papel da mulher na transformação social. A empresária varejista, que chegou ao Anhembi de helicóptero, foi enfática em suas afirmações: “Chegou a nossa vez. Nunca vi tanta gente falando do empoderamento da mulher como nos últimos tempos”.

Para a dona do Magazine Luiza, a mulher é quem decide a compra no supermercado e, por isso, já mexe profundamente na economia. A tendência é que essa participação cresça de maneira sem precedentes e cada vez mais relevante. Ao dizer que “nossa voz está muito mais forte”, Luiza convidou as participantes a agirem em suas empresas ou associações.  “O Brasil pertence a nós”, pontuou.

No final de sua fala, disse que o atual momento da economia é muito sério para que elas fujam da situação. “Cuidem de seus clientes”, aconselhou como forma de sobreviver à crise.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE