O Empreendedorismo feminino é um movimento que ganha força e notoriedade no mundo todo, sendo fruto dos inúmeros avanços na garantia dos direitos femininos e na diversidade e renovação no âmbito dos negócios.
Por isso, nossa equipe de reportagem contou a trajetória inspiradora de três mulheres lemenses, que compartilharam seus desafios à frente dos negócios.
A empresária e médica anestesiologista Nara Sterzo conta que a paixão pelo empreendedorismo está no sangue da família.
“Minha avó paterna, Olga Blummer, ficou viúva muito cedo, e com isso precisava sustentar dois filhos sozinha. Então ela iniciou seus negócios vendendo enxovais. Logo depois foi incrementando seus negócios com vestuário. Muito tempo depois , minha mãe, Rita Sterzo se casou e começou a ajudar a sogra nos negócios. Eu brinco que já nasci no ramo! Amo ser uma mulher empreendedora.” Conta.
Além de estar a frente da empresa Innovazione., Nara também é médica e encara o desafio da jornada dupla.
“Hoje em dia, nós mulheres temos muitas funções. Acho que o maior desafio é conseguir conciliar todas as tarefas. Hoje tenho que me desdobrar: Sou mãe, esposa, filha, médica e comando a Innovazione. Porém amo tudo isso!” Completa Nara.
O empreendedorismo feminino colabora e gera mais oportunidades de liderança para as mulheres. Bruna Lopez, empresária e hoje proprietária da Florenza Boutique, conta que teve seu primeiro contato com vendas para custear a faculdade de Enfermagem na época. Depois de doze anos atuando na área comercial, surgiu a ideia de ter o próprio negócio.
“Me apaixonei por vendas! Tive o apoio total do meu esposo e da minha família. Comecei aos poucos, fiz meu plano de negócios e após estruturado dei início ao meu projeto. A empresa começou na sala em casa, com apenas uma arara e uma colmeia de roupas, não tinha nem provador…Porém isso não foi um empecilho. Devido à alta demanda que tivemos, demos o próximo passo que foi a mudança da Florenza para o centro da cidade.” Afirma Bruna
Ainda segundo ela, o empreendedorismo feminino vem tomando uma proporção maior e é importante a mulher tomar frente dos negócios. As mulheres têm conquistando cada vez mais espaço e se destacando em áreas que antes não tinham tanto espaço feminino.
Gisele Munari Arle é outro exemplo de paixão pelos negócios, iniciou sua trajetória muito cedo e contou que sempre se identificou com vendas.
“Comecei a trabalhar com 13 anos de idade, passei por várias lojas como vendedora, caixa e analista de crédito. No ano de 2014, era gerente em uma loja de calçados e então tive a oportunidade de comprar a minha própria loja que sempre foi meu sonho.” Conta Gisele
A loja Vitrine Boutique completa oito anos, após enfrentar inúmeros desafios como por exemplo, a pandemia. Segundo Gisele, o maior obstáculo também é conciliar a correria do dia a dia de ser uma mulher empreendedora, mãe e esposa.
‘Vejo o crescimento e a força da mulher cada vez maior no empreendedorismo e isso me dá forças para continuar. Sou muito grata a Deus e a todas as nossas clientes.” Finaliza.
Empresárias empoderadas podem influenciar e inspirar outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios!!!
Érika Scharlach
Analista de Relações Públicas
(19) 3573-7100 - Acesse nosso site: www.acileme.com.br
(19) 99238-2221