Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empreender 2022: Disponível edital de apoio a demandas de empresas

Notícias 25 de maio de 2022

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, no âmbito do Empreender 2022, o edital de Apoio a demandas, que visa à seleção de propostas para a implementação de ações demandadas por núcleos setoriais ou grupos de empresas vinculados ao Sistema CACB.

O objetivo é a melhoria da competitividade das empresas, com foco no desenvolvimento de capacidades da gestão empresarial; na implementação de boas práticas e novas técnicas para os produtos e serviços; no aumento da produtividade, incluindo a utilização de recursos energéticos e hídricos, entre outros.

Acesse o Edital

Acesse o modelo de proposta: Modelo de Proposta

Acesse o Modelo de orc?amento

Público-alvo

As FEDERAÇÕES vinculadas ao Sistema CACB podem apresentar propostas que tenham como público-alvo grupos de EMPRESAS. Essas, por sua vez, não precisam integrar necessariamente núcleos setoriais*, basta que estejam agrupadas, vinculadas à entidade empresarial e cadastradas no Portal do Empreender.

Neste edital, a participação como entidade proponente é uma decisão da Federação, que poderá, a seu critério exclusivo, ceder esse direito para as Associações Comerciais.

*Núcleos setoriais referem-se a grupos de empresários, normalmente de um mesmo segmento – automecânicas, supermercados, farmácias – organizados conforme a metodologia do Empreender: apresentam objetivos comuns, são orientados por um consultor e reúnem-se periodicamente para discutir seus problemas e buscar soluções conjuntas.

Etapas

O lançamento do edital é o ponto de partida para a seleção das propostas enviadas pelas entidades proponentes. Quanto ao prazo para o envio, não haverá um período específico para a submissão de propostas. O encerramento da chamada se dará por decisão do Comitê Gestor; pelo fim da disponibilidade dos recursos ou quando não houver tempo hábil para a execução dos projetos.

Com a elaboração e apresentação da proposta, a CACB realiza uma avaliação administrativa (homologação) e, em seguida, técnica. Nesta etapa, além da análise do conteúdo da proposta, o Sebrae Nacional deve emitir um posicionamento de não objeção. O objetivo desse processo é evitar a duplicidade ou a sobreposição de ações já promovidas no âmbito do Sistema Sebrae.

A entidade proponente passará por uma habilitação, que verifica a regularidade no Portal do Empreender, a documentação exigida e o cumprimento das obrigações associativas para com a CACB e/ou Federações.

A próxima fase é a conversão das propostas selecionadas para projetos, que será apoiada por especialistas designados pela CACB. As recomendações serão realizadas em conjunto com os gestores das entidades proponentes.

Realiza-se então a formalização, a liberação e, finalmente, a execução do projeto.

Etapa 1: Elabore sua proposta!

No Portal do Empreender, estão disponíveis todos os modelos necessários para a elaboração da sua proposta, bem como o espaço para submissão.

As propostas devem:

  • Trazer informações claras e objetivas sobre a importância das ações planejadas e sobre o impacto que pretendem alcançar.
  • Beneficiar grupos ou núcleos de empresas, preferencialmente com 12 ou mais participantes, necessariamente vinculados às entidades que compõem o Sistema CACB.
  • Incluir previsão orçamentária e o prazo das ações executadas (máximo: 12 meses).
  • Ser articuladas com o Sebrae UF.

No primeiro momento, a chamada priorizará os seguintes temas: Desenvolvimento sustentável; Eficiência energética; Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs); Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Economia circular.

No edital, você encontra as exigências para as propostas e o detalhamento dos temas.

Etapa 2: Apresente sua proposta!

O Portal do Empreender será a ferramenta usada em todas as etapas do projeto, desde a apresentação das propostas até a prestação de contas.

Para ter acesso ao Portal, a entidade deve ter cadastro atualizado e um gestor cadastrado. A designação do gestor deve ser feita pelo responsável legal pela entidade, solicitando seu cadastramento com o envio de e-mail para: empreender2022.demandas@cacb.org.br

 Faça login em: cacb.org.br/empreender

  1. Acesse a área de Entidades e encontre a sua.
  2. Na tela da sua entidade*, clique em Participe do Empreender 2022.
  3. Na opção Apoio a Demandas, você encontra:
  • – Chamada de propostas- Leia com atenção o edital e suas atualizações, se houver.
  • – Arquivos padrão- Baixe os modelos específicos que podem ser utilizados para a elaboração das propostas e do orçamento.
  • – Inclusão da proposta- Apresente aqui sua proposta.
  • – Lista de propostas- Acompanhe suas propostas já submetidas e o status de cada uma.

*A tela de cada entidade também pode ser acessada a partir da área: Projetos/ Empreender 2022/ Apoio a demandas.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE