Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Emprego formal cresce 0,5% no primeiro quadrimestre de 2018

Notícias 05 de junho de 2018

Levantamento é do Núcleo de Economia da ACISC 

O primeiro quadrimestre de 2018 apresentou saldos positivos na geração de empregos comparando o mesmo período com 2017, que havia 73.753 mil pessoas com carteira assinada e em 2018 o número aumentou em 0,5%. 

Nos grandes setores, houve crescimento de 3,5% no número de trabalhadores no comércio, 1,3% no setor de serviços e na agropecuária 4,5%. Em contrapartida, a indústria e construção civil diminuíram 2,5% e 6,9% respectivamente, como demonstra o gráfico:

Descrição: Gráfico

Isso indica o aumento em ritmo moderado da economia da cidade. Com a recuperação econômica, surgem gradualmente novas oportunidades de empregos formais, assim mais pessoas são contratadas, gerando mais renda, aumentando o consumo e isso torna um ciclo de crescimento econômico. 

Em relação aos subsetores, houve destaque no mercado de trabalho com mais admissões o comércio varejista, em que ocorreu crescimento de 3%, totalizando 13.226 empregadas. Outro subsetor com aumento elevado é o comércio atacadista, com 8% a mais de pessoas com carteira assinada. 

Esses subsetores voltaram a gerar empregos porque o consumo das famílias voltou a mostrar mais força, ou seja, ocorreu aumento da demanda, sendo resultado de um quadro de menor inflação, juros mais baixos e melhoria da renda mensal da população. 

O acompanhamento do emprego formal na cidade é feito através da análise das publicações mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), levando em consideração as declarações dentro e fora do prazo.

O Núcleo de Economia da ACISC é fruto do convênio entre a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

Descrição: Assinatura Fran

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE