Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empresárias de sucesso mostram a participantes do Congresso da Facesp como fazer a diferença no mundo empresarial

Notícias 23 de novembro de 2017

Atibaia, 23 de novembro de 2017.  As mulheres foram destaque na 18º edição do Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Na manhã desta quinta-feira (23/11), representantes dos Conselhos da Mulher Empreendedora (CMEs) de três associações comerciais paulistas apresentaram seus cases de sucesso e contaram como as mulheres, em suas cidades, ganham cada vez mais relevância e fazem a diferença no mundo empresarial.

Franca

Maria Cristina Buranelli, coordenadora do CME da Associação Comercial e Industrial de Franca (Acif), lembrou que o órgão foi criado em 2005, com apenas oito integrantes, e hoje já conta com 70 mulheres. Nos encontros organizados pelo conselho de Franca, de 600 a 700 mulheres costumam participar. “Os eventos fazem sucesso porque sempre trazemos palestrantes que podem agregar a elas algo para a gestão de seus negócios”, disse Maria Cristina. Workshops, visitas técnicas e ações sociais também fazem parte do leque de atividades promovidos pela entidade. “Vocês também podem fazer o mesmo em suas cidades”, sugeriu. De acordo com ela, um dos segredos é realizar eventos bem planejados e que de fato tenham impactos práticos e imediatos no dia a dia das empresas.

A vice-presidente da Facesp/RA-7(Campinas), Adriana Flosi, comentou que as empresárias francanas, após participarem das atividades do conselho, ficam rapidamente encantadas com a qualidade das ações. Adriana, que também é vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), espera que isso estimule outras associações comerciais a implementarem um CME.  

Guarulhos

Representando o CME da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Regina Yabu (diretora financeira) e Aurea Caccia (coordenadora) disseram que o objetivo é reunir mulheres empresárias e profissionais liberais, incentivar a participação em atividades empresariais e fortalecer a economia local. Um exemplo é o Café de Negócios, que recruta novas integrantes para o CME Guarulhos, que existe há dez anos. Além disso, todo ano é realizado o Fórum da Mulher Empreendedora, que visa a reunir palestrantes qualificados para mulheres que buscam conhecimentos e aperfeiçoamento.

Aurea explicou que o primeiro passo para a criação de um CME é o apoio do presidente da associação comercial. “Realizamos eventos de cunho empresarial, social ou cultural. Temos também de estabelecer parcerias e fazer intercâmbio com outros conselhos”. Outro ponto importante destacado é a criação de um regimento interno que detalhe todo o funcionamento do CME, levando em consideração tópicos como duração de mandato, gestão financeira, reuniões, composição, estrutura, sempre em consonância com o estatuto da AC. “Temos que ter um planejamento anual, no qual as conselheiras sugerem atividades para o próximo exercício. Levam-se em contas os eventos, cursos, palestras, locais, entidades beneficiadas, datas e busca por patrocinadores”.

SP

Por fim, a coordenadora do CME da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Adriane Zagari, apresentou as atividades de seu conselho, que, diferentemente das demais cidades, é dividido em 15 distritais, espalhadas pelas regiões da capital. “As distritais têm suas próprias atividades, mas também começamos a realizar ações coordenadas pelo conselho central”, disse Adriane. Ela mencionou as Rodadas de Negócios para ampliar a rede de contatos e fortalecer os negócios. “Fizemos inclusive uma cartilha para que qualquer distrital interessada em promover uma rodada tenha todas as informações logo de cara”.

Um dos projetos mais elogiados por Adriane é o Empreendedores em Ação. “É um projeto de capacitação. Fizemos uma coligação com o Sebrae, reunimos um grupo de empresárias, o Sebrae organiza uma trilha de capacitação para que cada mulher se qualifique na área que mais precisa, seja ela marketing, gestão ou finanças, por exemplo”.

O 18º Congresso Facesp tem apoio do Sebrae-SP e do Instituto Talentos e patrocínio de: Boa Vista SCPC, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Bradesco, Certisign, Sicoob Paulista, Correios, Vivo Empresas e Correios. Mais informações: www.congressofacesp.com.br

 

Veja fotos do evento na página da Facesp no Facebook

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 97497-0287

 

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 54 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

 

 

 

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE