Empresários chineses da cidade de Hengqin, província de Zhuhai, no sul da China, visitaram a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e conheceram o projeto da Feira Eletrônica Virtual da Facesp.
Recebidos pelo vice-presidente da Facesp, Farid Murad, o grupo esteve na sede da Federação, na capital de São Paulo, como parte da divulgação, no Brasil, do calendário do comércio eletrônico (e-commerce) chinês. A comitiva tem percorrido o País para convidar empresários e entidades brasileiras a participarem da iniciativa, que será lançada no próximo ano.
“Ainda no primeiro semestre de 2020 vamos organizar um seminário de apresentação deste projeto para todo o Estado”, adiantou Murad. “Também fomos convidados para o lançamento oficial, que ocorrerá em Hengqin, entre os meses de outubro e novembro do ano que vem”, revelou o vice-presidente da Facesp.
Para Murad, a visita dos empresários ocorreu “em um momento oportuno”. “Estamos em fase de desenvolvimento da Feira Eletrônica Virtual da Facesp. A ideia de ampliação do e-commerce está totalmente alinhada às nossas pretensões e podemos estabelecer uma troca de experiências e de ideias muito importante”, disse Murad, que também é diretor da SPChamber - órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que atua na promoção das relações comerciais entre empresas brasileiras e o resto do mundo.
“A Feira Eletrônica Virtual vai colocar a Facesp na vanguarda e passará a oferecer para a nossa rede de Associações Comerciais, e aos empreendedores que dela fazem parte, uma plataforma moderna de divulgação e de comercialização dos produtos, afirmou Murad.
De acordo com uma recente pesquisa divulgada pela Ebit Nielsen (empresa global de mensuração e análise de dados), o comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019, o que representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões.
Na avaliação da Ebit/Nielsen, o incremento no número de pedidos não está sendo causado apenas pela morna recuperação da economia. O que tem ocorrido é uma migração e uma descoberta de canais online. Os consumidores passaram a experimentar novas formas de compra.
Presentes na reunião
Estiveram na Facesp: Mu Lin e Xue Zhou, ambos da DHQ - Zhuhai Da Heng Qin Innovation and Development Co., Ltda; e Jixu Cai e Xiaoli Jia, da empresa Sino-LAC. Os empresários representam uma região que conta com mais de 70 milhões de habitantes e está localizada ao lado de Macau.
Além de Murad, receberam a comitiva chinesa: Elizeu Lima, diretor do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Guilherme Fedozzi, gerente executivo da SPChamber; e Ulisses Ruiz Gamboa, economista do Departamento de Economia da ACSP.
Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
(11) 3180-3539
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.