Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empresas de Batatais fazem sucesso na Agrishow 2018

Notícias 05 de junho de 2018

Foi realizada entre os dias 30 de abril a 4 de maio, na vizinha cidade de Ribeirão Preto, a 25° Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, considerada a maior feira agrícola da América Latina. O e vento ocupa uma área de 440 mil metros quadrados, e neste ano contou com stands de mais de 800 marcas do agronegócio, com um público superior a 170 mil pessoas. Na edição de Agrishow deste ano, quatro empresas de Batatais estiveram presentes, a Jumil, a Bertanha, a Marispan e a Fundição Batatais, além da cooperativa de crédito Sicredi que possui posto de atendimento na sede social da ACE. 

Visando o prestigio da diretoria da ACE Batatais a estas empresas, no dia 1º de maio, o presidente da diretoria executiva, Gino Ivair Bellon, acompanhado pelo diretor financeiro João Luiz Ribeiro da Silva e pelo gerente executivo Luiz Carlos Figueiredo, visitou os stands de cada uma das empresas, sendo recebido pelos diretores e funcionários das mesmas.

Jumil:
A primeira visita foi no stand da Jumil, uma das empresas fundadoras da Agrishow com participação desde a primeira edição. Na oportunidade os diretores da ACE foram recepcionado pelos diretores da Jumil, Fabricio e Patrícia Morais.

A Jumil é uma das principais empresas fabricantes de equipamentos para o plantio, principalmente para grandes áreas, produzindo ainda a linha de implementos para distribuição de fertilizantes, pecuária, colheita de cereais e outros produtos em segmentos bem pulverizados.

Segundo Patrícia Morais, a participação da Jumil na Agrishow tem o caráter institucional, proporcionando a prospecção de clientes e a aproximação entre os clientes finais e os fabricantes. O evento proporciona ainda contatos com fornecedores nacionais e estrangeiros para as indústrias e facilita as relações comerciais.

“No Agrishow de 2018, a empresa comercializou R$ 53,6 milhões, um crescimento de vendas de 45% em relação ao ano passado, sendo que 75% deste valor dependem de liberação de financiamento”, informou Patrícia Morais.

Além de possuir a distribuição de seus produtos em todo o mercado interno, a Jumil exporta para a África do Sul, Bolívia, Paraguai, Honduras, Nigéria, Chile, Estados Unidos e outros países das Américas, sendo que a empresa vem ampliando seus negócios para alcançar o percentual de 8% a 10% do faturamento nas exportações.

Prêmio Melhores da Terra:
A Jumil neste ano foi vencedora do Prêmio Melhores da Terra, promovido pela Gerdau, categoria agricultura familiar, com a Colhedora de Forragem JM4200. O implemento apresenta como destaque o sistema cracker, que é um processador de grãos que quebra os grãos de milho durante o processo de silagem, aumentando substancialmente o aproveitamento da energia presente no grão de milho pelos animais.

O prêmio Gerdau é o principal evento do segmento, abrange a avaliação dos produtos, com análise das vantagens técnicas e operacionais feitas por universidades, técnicos de entidades de apoio e opiniões dos clientes. É a segunda vez que a Jumil ganha o prêmio, o primeiro foi com o lançamento da plantadora Exacta com sistema de distribuição de sementes pneumático, em 1994.

Marispan:
A segunda empresa a ser visitada pela diretoria da ACE, foi a Marispan, sendo recepcionados pelos diretores Ismar (Tuka) e Guilherme Nascimento, que apresentou a linha de produtos expostos, destacando a linha de carregadores frontais e adubadeiras. Segundo o diretor industrial da Marispan, Paulo Nascimento Neto, a empresa iniciou sua participação na Agrishow em 2000, considerando a importância de apresentar ao mercado seu portfólio de produtos, os lançamentos e novidades e a oportunidade de interagir com a rede de distribuidores, agricultores, pecuaristas e pessoas ligadas ao agronegócio.

Comenta o diretor industrial, Paulo Nascimento Neto, que durante a Agrishow não são formalizados muitos pedidos, e que a rede de vendedores e distribuidores se encarregam de manter os contatos posteriores para a comercialização dos produtos. Segundo ele, não houve crescimento de vendas neste ano, sendo os valores dos pedidos efetuados similares ao do ano passado.

Sobre as perspectivas para o ano de 2018, Nascimento comentou que “o movimento em nosso estande na Agrishow foi bastante animador, tivemos muitas consultas de revendedores e produtores rurais de todo Brasil. Temos perspectiva de um ano recorde na Marispan, mas dependemos de outros fatores como clima e as eleições presidenciais”.

Bertanha:
Na Bertanha os diretores da ACE foram recepcionados pelo Sr. Cid Bertanha, que demonstrou-se bastante entusiasmado com o lançamento da plataforma de colheita de feijão e pelas expectativas de mercado do segmento cafeeiro.

Segundo Aender Resende Lopes Silva, do departamento de marketing da Bertanha, o Agrishow é uma vitrine de lançamento de novos produtos, proporcionando o fortalecimento da marca, a apresentação de novas tecnologias e o aprimoramento dos produtos, bem como permite o contato direto com os distribuidores e clientes.
Segundo Aender, a Bertanha tem direcionado sua participação em eventos regionalizados em parceria com revendas, promovendo dias de campo e de negócios, encontros e bolsões, além da realização de dois dias de negócios na fábrica. Este ano está previsto a participação na Expocafé, na cidade de Três Pontas – MG, na AgroBrasília.

A expectativa é que cerca de 30% a 40% das vendas da empresa sejam decorrentes desses eventos, sendo que as vendas na Agrishow devem representar 10% a 12% do faturamento anual, comenta Aender. Para a Betanha as vendas no Agrishow foram 30% superiores ao do ano passado.

Na Agrishow deste ano foram apresentados a linha de produtos “Mogiana” (recolhedoras e varrição de café), além da apresentação das melhorias na Recolhedora de Café Mogiana, a empresa lançou três novos produtos, a “Poda Total F3” (podadeira para café), a “Colhe Tudo WB” (plataforma para colheita de feijão e a “MultiGram” (vagão graneleiro) que marcam não só a diversificação do portfólio da Bertanha, mas especialmente a participação em outros segmentos.

Fundição Batatais:
Outra empresa de Batatais que esteve presente na Agrishow expondo seus produtos foi a Fundição Batatais. Segundo o supervisor de vendas, Luis Carlos Cunha Júnior, o principal objetivo da participação da Fundição Batatais na Agrishow é o incremento de novas oportunidades de negócios, tanto durante o evento e pós Agrishow.

Para a Fundição Batatais (FB) a participação de feiras de negócios é muito importante para a aproximação da empresa com as revendas e agropecuaristas, permitindo o contato e esclarecimentos sobre a qualidade dos produtos fabricados. Com o objetivo de difundir a marca a FB tem participado da Agrishow, da Bahia Farm Show, da Expointer e da Tecnoshow. No segmento automotivo está presente por intermédio de lojistas e distribuidores com a exposição de seus produtos em varias feiras do Brasil, além disso a intenção da empresa participar da Automec, principal feira automotiva, que acontece nos dias 23 a 27 de abril de 2019, informa o supervisor de vendas Luis Carlos.

Sicredi:
Em visita ao stand da Sicredi os diretores da ACE foram recepcionados pelo presidente da Sicredi - Parque das Araucárias, Sr. Clemente Renosto e pelo diretor de negócios Alex Fabiano Duarte, que na oportunidade falaram sobre a linha de crédito oferecida aos agropecuaristas, demonstrando que a Sicredi posiciona-se em terceiro lugar na liberação de financiamento para a linha agrícola.

Na oportunidade foi solicitado pelos diretores da ACE a participação da Sicredi na “Semana do Conhecimento Empresarial” e nos eventos de responsabilidade social promovidos pela ACE, como o Movimenta Batatais e Campanha Empresa Solidária, ficando acordado o encaminhamento dos projetos para aprovação.

Empresas engrandecem nossa cidade
Para o presidente da ACE, Gino Bellon, a participação das empresas de Batatais em um evento internacional como o Agrishow, é motivo de engrandecimento para a cidade, considerando que o município se destacou entre as mais de 800 empresas participantes. O diretor de finanças João Luiz Ribeiro da Silva, elogiou a estrutura física e de atendimento das empresas de Batatais na Agrishow, ficando entusiasmado com a linha de produtos e tecnologias apresentadas pelas empresas de nossa cidade.

Vergilio Oliveira - Assessoria de Imprensa ACE Batatais

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE