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Empresas precisam saber por que e para que existem, diz Celso Loducca na Associação Comercial de SP

Notícias 21 de outubro de 2016

São Paulo, 21 de outubro de 2016. Celso Loducca, um dos maiores nomes da publicidade nacional, fez palestra ontem no Fórum Empreendedor FE4, que é organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e reúne importantes personalidades empresariais do País.

Com passagem por diversas agências de propaganda, criando nos 1990 a sua própria, Loducca enfatizou o papel do marketing na vida as empresas. “O trabalho do marketing é compreender as atitudes que tomamos e direcionar isso para algo que funcione”, disse o publicitário. Ele ressaltou que todas as ações de uma empresa são comunicação, mas que quase sempre a companhia não se dá conta disso.

Segundo Loducca, para que o marketing de uma empresa seja eficiente, primeiramente ela precisa entender por que ela existe e para que. “Ter essa compreensão e tentar encaminhar essa relação é todo o trabalho [de comunicação]. O que parece, às vezes, é que as pessoas acham que comunicação é só uma questão de vender. Não é isso, não é verdade”.

Loducca exemplificou o caso da Nextel, cliente de sua agência na década passada. Em 2008, após a operadora de telefonia ter passado por uma grave crise de credibilidade, a agência de Loducca criou o conceito “Bem-vindo ao clube”, após identificar, por meio de pesquisas, que a Nextel não era simplesmente uma operadora telefônica. “Essa campanha mudou a vida da Nextel. Dissemos para eles: olha, vocês acham que vendem telefone, mas são uma rede social via rádio. Mas é só isso? Claro que é! E determinado isso – e eles compraram essa ideia – isso determinou todas as ações que fizemos para eles”, detalhou o criativo. “Mas a questão de descobrir o que você é não é fácil”, frisou.

Digital

Fellipe Russo, sócio da Tino Comunicação e criador da Acelera Negócios, focou sua apresentação no papel do marketing digital, um meio eficiente e relativamente barato, ideal para pequenas e médias empresas, de acordo com ele. “Hoje o celular é a primeira tela que a gente vê ao acordar”, observou o publicitário. Contudo, ressaltou o palestrante, consomem-se hoje conteúdo, produtos e serviços em diversas telas, com conexão todo o tempo. “O novo consumidor está no poder”, disse em relação à diversidade de canais e fontes de informações que a internet propicia às pessoas.

Russo falou sobre o inbound marketing, método que foca na atração do consumidor em vez da divulgação do produto. Basicamente, esse tipo de estratégia impõe que as empresas, por meio de conteúdos relevantes a seus consumidores, revertam essa informação em vendas.

Um dos casos citados por ele é o da TokStok, que, em vez de simplesmente postar promoções em suas redes sociais, publica também conteúdos informativos, de interesse do público-alvo. Com isso, cria-se uma relação com o cliente, tornando a marca mais relevante.

Segundo números apresentados pelo criador da Acelera Negócios, 92% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos dizem que o inbound marketing é “imprescindível em tempos de crise”, uma vez que requer menores investimentos e, ao mesmo tempo, gera grande retorno. “Não vivemos na era da informação, mas na era da relação”, observou. 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

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