Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empresas turcas se reúnem na ACSP para fechar negócios com companhias brasileiras

Notícias 15 de março de 2018

Empresários turcos e brasileiros se reuniram na última segunda-feira na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em evento organizado pela São Paulo Chamber of Commerce e pela Turkish Exporters Assembly (TIM), uma das maiores entidades nacionais turcas, com cerca de 67 mil associados. Representantes de companhias dos dois países fizeram rodadas de negócios para encontrar oportunidades em diversos ramos de atividade.

Participaram do encontro o cônsul-geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik; o principal membro do conselho da TIM, Mehmet Bülent Aymen; e o vice-presidente da ACSP Roberto Ticoulat.

“A Turquia sempre foi uma grande parceira da Associação, até por ser um país com gostos similares aos do Brasil e porta de entrada para diversas outras nações. Então, para nós, brasileiros, eles são excelentes parceiros”, comentou Ticoulat, após assinar um Memorando de Entendimentos (MOU) com a entidade turca para promover os trabalhos da ACSP em território turco.

Estiveram presentes 35 empresas turcas dos setores de borracha, plástico, construção, maquinário, produtos químicos, saúde e medicamentos, eletrônicos, mobiliário, fabricação de pedras e rochas, têxtil, energia, computação, alimentos e bebidas.

Para o conselheiro da TIM, o Brasil é “um parceiro muito importante” para a Turquia. “É a oitava maior economia do mundo, e gostaríamos muito de aumentar as relações comerciais. Contudo, a área aduaneira continua sendo nosso maior desafio”, revelou Aymen, em referência à burocracia nas importações.

Já o cônsul turco ressaltou que, embora o Brasil se recupere de uma grave crise econômica, esse é um bom momento para que os dois países iniciem uma relação comercial mais volumosa e igualitária. “O Brasil ainda vende três vezes mais do que a Turquia. Isso é favorável para eles, mas ainda desfavorável para nós”, comentou Gedik, ressaltando que, em dez anos, acredita que o volume negociado entre as duas partes possa chegar a cerca de U$ 10 bilhões.

O diplomata ainda defendeu a criação de um escritório em São Paulo para a representação de companhias turcas em solo brasileiro, nos mesmos moldes dos que já existem em Chicago ou Teerã, por exemplo.

Histórias

Mehmet Akif Yiyen é diretor de vendas e marketing da Nurel Medikal, especializada na fabricação de vestes cirúrgicas descartáveis. Um dos diferenciais da empresa é a customização do produto de acordo com a demanda e as especificações técnicas do cliente e do hospital. A companhia exporta para 55 países. Na América Latina, já fazem negócios com Chile, Costa Rica e Panamá. “Mas estamos expandindo na região, e o mercado brasileiro é muito importante para nós. As reuniões de hoje vão ser muito benéficas para nossos planos”, disse.

Já Anderson Sina é diretor da Sina Trade, uma agencia de comércio exterior que representa empresas estrangeiros para venda nos mercados de Brasil, Argentina e México. “Vim para firmar parcerias para representar empresas nesses países. Estamos há 30 anos no mercado”, comentou Sina, que costuma frequentar os eventos da São Paulo Chamber of Commerce com comitivas estrangeiras para realizar novos negócios.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE