Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Encontro em Pompeia sugere revisão em impostos pagos

Notícias 19 de agosto de 2022

Encontro realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia sugere aos empreendedores da cidade, uma revisão generalizada dos impostos pagos com a possibilidade de recuperação financeira em muitos casos. Segundo o advogado Helder Eduardo Vicentini, da MSV Planejamentos, 95% das empresas no Brasil recolhem mais tributos do que deveriam. “Daí a necessidade de uma avaliação neste sentido e recuperar valores pagos desnecessariamente”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini que considera oportuna a possibilidade de uma ação neste sentido, para melhorar a performance das empresas antes do Natal, se possível. “Em média, 46 normas tributárias são criadas por dia e isso confunde o empresariado”, destacou o especialista ao falar para um grupo de empreendedores de Pompeia.

Helder Eduardo Vicentini explicou rapidamente como isso vem acontecendo no ambiente empresarial, e sugere uma ação coletiva, através da associação comercial de Pompeia. “Essa recuperação é desde 2012, ou seja, um período longo em que os valores podem surpreender”, disse o especialista que vem desenvolvendo este tipo de trabalho jurídico em diversas cidades paulistas e paranaenses. “Certamente uma ação coletiva neste sentido beneficiará antigos e novos associados”, destacou ao mostrar a importância de se fazer algo em conjunto, ao invés de individual. “Não há custo processuais”, garantiu o expositor que respondeu questionamentos e esclareceu mais profundamente como será este tipo de trabalho.

De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial local, os associados interessados devem procurar a entidade no sentido de demonstrar preocupação com o fato e que deseja a recuperação. “Pelo que o pessoal demonstrou no encontro são muitos os empreendedores que querem buscar esse recurso pago a mais”, disse surpresa ao acreditar ser uma ótima oportunidade para alguns lojistas que necessitam de um aporte financeiro para os preparativos visando o final do ano. “É difícil prever um prazo para a conclusão do processo, mas por haver jurisprudência isso adianta muitas etapas jurídicas”, disse a dirigente de Pompeia que pretende iniciar os procedimentos jurídicos para beneficiar os associados da entidade de forma em geral.

Rinaldo José Traskini também acredita ser uma ação benéfica aos associados e afirma ser importante conseguir esses recursos extras. “Ninguém gosta de pagar impostos. Ainda mais pagando mais do que devia”, disse em tom de surpresa pela quantidade de impostos existentes. “O empresariado precisa manter a empresa corretamente para ter oportunidades”, explicou. “Por isso, todo e qualquer tipo de imposto que aparece, o empresário paga”, justificou. “Certamente a maioria dos impostos nem sabemos do que se trata, mas para não ficar inadimplente e obter as certificações necessárias, é melhor pagar”, falou. “Agora é a hora de rever isso e recuperar aqueles pagamentos que foram pagos desnecessariamente”, disse animado ao ter interesse neste sentido, por parte da empresa que administra. “Se é um direito meu, então vamos busca-lo”, falou ao elogiar a apresentação realizada.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE