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Encontro mostra como melhorar perfil de lojas

Notícias 06 de novembro de 2013

Encontro realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), num trabalho em conjunto com o Escritório Regional do Sebrae de Marília, fez com que comerciantes local e regional passassem a observar um novo perfil para as lojas que administram. “A proposta foi exatamente de mostrar um algo mais a ser feito, para melhorar a performance do comportamento da loja”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira que considerou válido o encontro realizado, quando o consultor de empresas do Sebrae de Marília, Elton Aquinori Yokomizo, com o tema: “Como atrair, conquistar e fidelizar clientes”, dentro do programa Circuito Sebrae – Comércio Varejista, fez a exposição. “Tenho certeza que os participantes receberam motivação, conhecimento e entusiasmo, principalmente para as vendas de Natal”, disse o presidente da associação comercial.

Durante mais de duas horas o consultor mostrou e comprovou como que o lojista deve atrair, conquistar e fidelizar clientes, com conceitos apropriados e exemplos reais. “Para atrair clientes é preciso ter ações promocionais efetivas”, disse o consultor do Sebrae de Marília ao apontar sugestões como: distribuição de panfletos, meios de comunicação, divulgação pela Internet, distribuição de brindes, mala direta, carro de som, anúncios, vitrines e tantas outras alternativas. “O que o lojista não pode é deixar de investir nesta área”, exemplificou o consultor ao mostrar a importância de se atrair clientes aos participantes de encontro gratuito.

Na conquista de clientes, Elton Aquinori Yokomizo disse que o bom atendimento, vendedores treinados e motivados, bem como boas ofertas e serviços agregados como estacionamento e assistência técnica são os principais fatores para fazer com que o cliente seja conquistado. “Não podemos esquecer de que a exposição adequada dos produtos e facilidades de pagamento também atraem clientes de todos os níveis”, disse o consultor ao mostrar as diferenças entres clientes fieis e transitórios. “O cliente fiel indica novos clientes”, ressaltou ao mostrar uma série de comparativos e exemplos práticos vividos no comércio de Marília e região.

Aproveitando a oportunidade Elton Aquinori Yokomizo mostrou os sete pecados do atendimento: apatia, má vontade, frieza, jogo de responsabilidade, robotismo, desdém e demasiado apego as normas. “Esses erros são comuns no comércio em geral, e muitas vezes o lojista se pergunta onde erra e não enxerga o problema na equipe de trabalho”, disse o consultor do Sebrae que tem feito esta exposição em diversas associações comerciais da região. “Em breve vamos promover outros encontros para preparar as lojas para as vendas de Natal, principal período do comércio em geral”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira ao elogiar a performance do consultor que agradou a todos que participaram. “Falou o que eles precisam ouvir”, garantiu o dirigente que organizará encontros semelhantes, com temas diferentes e em parceria com o Sebrae de Marília.

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