Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas da Black Friday aquecem o comércio

Notícias 02 de dezembro de 2016

Levantamento da ACMC aponta que para a maioria do comércio a liquidação trouxe bons resultados. Expectativa agora é com o Natal

Odesempenho na edição 2016 mostra que a Black Friday é mesmo uma oportunidade de negócios para as lojas físicas. Uma pesquisa de amostragem realizada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) aponta que, entre os estabelecimentos que participaram da liquidação, 75% deles tiveram as expectativas de negócios atendidas na Cidade.

O levantamento com lojas de roupas, calçados, óticas/relojoarias e supermercados mostra que a Black Friday proporcionou um crescimento médio de 15% nas vendas em relação ao período normal – em alguns casos, a movimentação chegou a 30%.

“São resultados muito positivos se levarmos em conta que a Black Friday ainda não é uma tradição entre as lojas físicas da Cidade e que o consumidor ainda está se acostumando a ela. Além disso, tem o fato de que a data foi anterior ao pagamento da primeira parcela do 13º salário, ou seja, a população ainda não estava com o dinheiro extra, mas mesmo assim apostou nas compras que realmente apresentavam vantagem”, avalia Tânia Fukusen Varjão, presidente da Associação Comercial.

Como a Black Friday é uma iniciativa nova no comércio local (com exceção das grandes redes), a pesquisa da ACMC não comparou o desempenho das vendas com o ano passado. Mas em relação aos resultados dos meses anteriores, a liquidação foi positiva para a maioria. A entidade estimulou a participação das lojas e disponibilizou, gratuitamente, material de marketing para divulgação.

“Neste ano tivemos mais lojas participando da Black Friday, apostando na data como uma estratégia para ajudar a aquecer o consumo, que vinha muito parado. E isso aconteceu. Tinha muito consumidor com sacola nas mãos e isso tem um efeito muito positivo para o lojista, que fica mais otimista para o Natal. O cenário atual de crise não permite projetar grandes aumentos nas vendas, por isso, qualquer coisa a mais do que o comércio tem registrado é positivo”, ressalta a presidente.
A expectativa do comércio é de aumento nos movimentos já a partir deste final de semana, com a liberação do 13º salário para os trabalhadores.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE