Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Entidades e forças de segurança se reúnem sobre manifestações no dia 28

Notícias 27 de abril de 2017

Exibindo Reunião Acipi 1.JPG

Segundo representantes, Greve Geral não pode prejudicar deslocamento dos munícipes, na sexta-feira

Uma reunião, ocorrida na manhã de hoje (26), na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), serviu para alinhamento de entidades de classe locais e forças de segurança do município a respeito das ações de mobilização, que estão sendo programadas por centrais sindicais para esta sexta-feira (28).

De acordo com representantes presentes no encontro, o tom das discussões versou no sentido de se reafirmar o respeito às manifestações dos setores – que possuem direito legítimo e democrático –, mas com observância à manutenção da garantia do direito constitucional de ir e vir da população.

Segundo exposto, na ocasião, as entidades acharam por bem reunir-se para discutir medidas preventivas de segurança, após: serem procuradas por empresários do comércio, indústria e serviços, que foram comunicados sobre a greve em Piracicaba, e desejam que o direito de deslocamento/locomoção da população seja garantido; e entenderem que a paralisação, principalmente do transporte público, irá interferir diretamente na chegada dos trabalhadores nas empresas, dos estudantes que precisam ir à escola, de pais que precisam levar os filhos à creche, profissionais da saúde que precisam exercer sua função em hospitais e postos de saúde, etc.

“Nossa intenção não é cercear a liberdade de quem deseja se manifestar, mas, sim, garantir a segurança e ordem, bem como o direito que o cidadão possui de poder se locomover”, disse o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, que, completou: “reuniões como esta nos ajudam a pensar em conjunto para que as decisões sejam tomadas, pensando sempre no bem-estar dos piracicabanos, e nossa cidade tem um histórico muito bom de trabalho em união entre entidades, poder público e forças de segurança”.

AÇÕES

Segundo informações publicadas na imprensa, a greve geral convocada para esta sexta-feira (28) - em protesto contra a proposta de Reforma da Previdência – deve paralisar o transporte coletivo da cidade. Um ato na praça José Bonifácio, também, é esperado.

Segundo o procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, após recebimento da notificação sobre a greve, ontem (25), procedimentos preventivos foram tomados, visando o bem-estar da população. “A Procuradoria-Geral prontamente entrou em contato com a Via Ágil no sentido de pleitear a garantia mínima do funcionamento do transporte coletivo. Enviamos, com urgência, um pedido de tutela ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho), visando resguardar o deslocamento mínimo da frota, a fim de não impedir o atendimento básico da população que precisa se deslocar”, afirmou Bissoli.

SEGURANÇA

Para o delegado seccional da Polícia Civil de Piracicaba, João Sérgio Marques Batista: “toda a expressão de pensamento é garantida pela Constituição desde que haja a preservação da ordem pública. Por esse motivo, as forças de segurança do município estarão com todo o seu efetivo mobilizado para garantir a ordem e o direito de ir e vir dos cidadãos”.
Nesse sentido, a Polícia Militar se prontificou a dispor 100% de seu efetivo para o dia da ação. “Queremos garantir que o cidadão que queira ir trabalhar, se locomover, e, mesmo se manifestar de maneira ordeira, tenha segurança”, comentou o major Paulo Roberto Borges, que é coordenador operacional do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), na ocasião.

Segundo o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Ronaldo Milani, o órgão também envolverá o efetivo da Base Móvel e Romu (Ronda Ostensiva Municipal) nas ações preventivas. “Temos várias equipes, que trabalharão para reforçar a segurança dos munícipes”, contou.

INSTITUIÇÕES

Participaram da reunião, representantes das entidades: Acipi, Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), Apeao (Associação Piracicabana de Auto-Ônibus), Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Procuradoria-Geral de Piracicaba, Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região) e Via Ágil.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE