Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Especialistas debatem inclusão do transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade Urbana

Notícias 03 de junho de 2016

Mesa-redonda ocorre na próxima segunda-feira (6), no auditório da ACS, a pedido do deputado João Paulo Papa; parlamentar é relator de projeto que visa alterar a Política Nacional de Mobilidade 

 

Na próxima segunda-feira (6), será realizada pela Câmara dos Deputados, na Associação Comercial de Santos (ACS), uma mesa-redonda para debater a inclusão do transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade Urbana. O evento “Mais Força Para o Transporte Cicloviário”, criado a pedido do deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP), terá a presença de especialistas do tema e agentes públicos, entre eles o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Aílton Brasiliense, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Mauro Orlandini. 

O ato foi motivado pelo fato de Papa ser o relator do projeto de lei 2764/2015, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que prevê a inclusão da bicicleta e das políticas relacionadas ao transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade (Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012). Como responsável pela análise do texto no colegiado temático na Câmara, o parlamentar decidiu ouvir técnicos que podem contribuir com o incremento da proposta. 

“Segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos, existem hoje, no Brasil, 70 milhões de bicicletas nas vias, mais da metade usada pela população para ir ao trabalho. Mas apenas 1% das ruas das capitais do País tem ciclovias. É preciso incentivar a ampliação e a promoção de ações voltadas ao transporte cicloviário”, disse João Paulo Papa, ressaltando a importância do projeto. 

“Por conta disso, decidi solicitar essa mesa-redonda em Santos, cidade modelo na implantação de políticas relacionadas a bicicletas. Daqui saíram ações que se tornaram exemplo para o País. Vou ouvir e colher sugestões dos técnicos que estarão presentes, e todo este material irá subsidiar o relatório que apresentarei”, concluiu Papa. 

O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, destacou a importância desse tipo de discussão na Associação Comercial, que já foi palco de debates relevantes não só para Santos, mas para todo o País. 

“Esta Casa é conhecida por abrigar reuniões de extrema relevância como esta, onde será discutido o tema mobilidade urbana. Sem dúvida, a inserção do transporte cicloviário na Política Nacional de Mobilidade Urbana trará benefícios à população, especialmente à sociedade santista, uma vez que temos um número cada vez maior de ciclovias e ciclistas na cidade. E nada melhor do que debater o tema com especialistas”.  

Participantes: 

Aílton Brasiliense – Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP 

Raquel Auxiliadora Chini – Vice-presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana 

Mauro Orlandini – presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) 

Paulo Alexandre Barbosa – Prefeito de Santos/SP 

Jessé Teixeira Félix – presidente da Associação Brasileira de Ciclistas 

Eduardo Odloak – Assessor Técnico da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) do Governo do Estado de São Paulo 

 

Serviço 

Data: segunda-feira, dia 6

Horário: 9 horas

Local: Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico de Santos)

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE