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Evento da ACIC debate o futuro do varejo

Notícias 11 de abril de 2019

“Retail Conference 2019” ocorre em 25 de abril, em Campinas; Mais de 15 palestrantes apresentarão seus pareceres sobre as tendências e os desafios do setor, para um público estimado em mais de 2.500 pessoas

Com o tema "O Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano", o Retail Conference, evento de varejo da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), ocorre dia 25 de abril, das 8h às 18h, na Expo D. Pedro, em Campinas (SP). Serão mais de 15 palestrantes, oito horas de conteúdos, e um público estimado em mais de 2.500 pessoas. O objetivo da conferência é apoiar e impulsionar o segmento, por meio da apresentação de tendências e soluções factíveis para o varejista de pequeno, médio e grande porte. O Retail Conference é um reposicionamento do Fórum Regional do Varejo, realizado por seis anos consecutivos pela ACIC, e que passa a ter abrangência nacional. A realização é da Associação e do Parque D. Pedro Shopping.

A presidente da ACIC, Adriana Flosi, explica que o Retail Conference une os principais temas abordados na NRF - Retail`s Big Show, maior evento de varejo do mundo, ocorrido em janeiro, em Nova York, a conteúdos pragmáticos, apresentados em forma de palestras e debates. “Nossa missão é preparar o empresário para enfrentar os desafios decorrentes deste momento de transformações. O comportamento do consumidor, os paradoxos de tecnologias e pessoas, de físico e de digital, e o cenário econômico no Brasil, o qual sinaliza uma retomada, estão na pauta do evento, considerado um dos mais expressivos voltados ao segmento varejista do Estado de São Paulo ”, afirma Adriana.

A gerente de marketing e eventos da ACIC, Camila Oliveira, reitera o propósito da conferência e complementa: “Nossa expectativa é receber 25% a mais de público em relação à edição passada. Esse contingente é formado por pessoas de todo o Estado de São Paulo e até de outros estados, o que representa uma oportunidade para a prospecção e à geração de negócios. Por isso, incluímos à programação ações de interação, como uma grande rodada de negócios, que ocorrerá em um ambiente reservado”, diz Camila.

Programação:

O cenário econômico e a reinvenção da loja física

O panorama atual da economia no Brasil e o impulsionamento do crédito, a partir do novo Cadastro Positivo, sancionado em 8 de março pelo presidente Jair Bolsonaro, serão os temas apresentados por Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), primeiro palestrante do dia. As novas regras tornam automática a inclusão de consumidores no Cadastro Positivo, o que possibilitará ao bom pagador no mercado brasileiro conseguir acesso mais fácil e vantagens no momento de comprar, como juros menores, ou na hora de pedir financiamento e empréstimos.

Na sequência, no painel sobre a reinvenção do varejo físico, apresentam-se os especialistas: Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços do Varejo (ABIESV) e conselheiro da (Sociedade Brasileira do Varejo de Consumo (SBVC), e Júlio Takano, CEO e fundador da KT Retailing.

Em seguida, Andrade e Takano juntam-se a Claudia Abreu, diretora da Kipling Brasil, Luis Alt, fundador da Livework Brasil, Enio Garbin, líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Bens de Consumo da IBM Brasil, e Beatriz Ramos, CEO da BrandLoyalty, para um debate, cujo foco é mostrar que a loja física não sumirá e sim se reerguerá ainda mais forte, amparada por novos processos e tecnologias.

Os temas deste primeiro painel englobam desde técnicas de Visual Merchandising como estratégia de marketing acessível especialmente para os pequenos e médios varejistas, uso da Inteligência Artificial e do Big Data, arquitetura de negócios como recurso para reposicionamento estratégico dos negócios de varejo, ações de fidelização de curto prazo como ferramenta para o aumento de fluxo e engajamento, e também estratégias, tais como o Omnichannel, a fim de transformar o ponto de venda em um grande espaço de experimentação para o consumidor.

O diretor da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, encerra o primeiro painel do Retail Conference. Ele apresenta palestra contendo tendências sobre o mercado de beleza, o qual manteve o crescimento mesmo durante a crise econômica no Brasil. Os gastos médios das famílias brasileiras com produtos do setor de beleza (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) são da ordem de 1,5% do seu orçamento, segundo um estudo do SEBRAE e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Especificamente o segmento de cosméticos movimentou cerca de R$ 56,4 bilhões em 2018, e a perspectiva para 2019 é de uma expansão de 5,0%, podendo movimentar cerca de R$ 59,2 bilhões. Em Campinas e Região este mercado apresentou em 2018 em torno de 608 estabelecimentos, uma expansão de 7,60% sobre 2017. Já a movimentação financeira ficou perto de R$ R$ 3,10 bilhões, conforme avaliação realizada pela ACIC.

A inovação e a tecnologia como aliadas

O primeiro painel da tarde será destinado às discussões acerca da inovação, da tecnologia e da importância do fator humano, neste momento em que surgem incertezas sobre se a tecnologia substituirá as pessoas além da apresentação de um case de sucesso.

O estudo RetailTech, elaborado pela OasisLab Innovation Space será o primeiro a ser apresentado. Voltado para o estado atual e o ecossistema de inovação do varejo, o estudo mapeia o cenário das startups de tecnologia de varejo e transforma tudo que há de informação, dado e tendência sobre o setor, no que se refere a oportunidades de negócios para diversos players. A pesquisa de produtos e serviços, por exemplo, começa cada vez mais no ambiente online, principalmente nos smartphones, e quando o consumidor chega no ponto de venda, muitas vezes ele sabe mais sobre um produto do que o próprio vendedor. Já as redes sociais exercem grande influência no comportamento de compra. As “retail tech” ganham espaço no mercado e desenvolvem soluções para ajudar os varejistas a resolver essas e outras questões.

Dados da Nuvem Shop mostram que as vendas por meio das redes sociais representaram 21% do total de transações em 2018. Oito em cada dez visitas e uma em cada quatro vendas foram geradas por meio destes canais, principalmente via Instagram e Facebook.

Fernando Luzio, CEO da Luzio Strategy Group, assume o microfone na sequência para falar sobre inovação no varejo: Como desenhar uma estratégia de singularidade e crescimento, criar um protótipo de modelos alternativos para reinventar os negócios atuais e criar novos e executar a estratégia por meio de um modelo de governança que ajude na solução dos problemas decorrentes do processo de mudança.

Em seguida, para debater sobre a inovação e a transformação digital foi convidado um time formado por especialistas em diferentes ferramentas, metodologias e insights: Raphael Lassance, cofundador da Growth Team, Eduardo Petrelli, cofundador da James Delivery, Saint Clair Izidoro, CEO da 3XBIT e Felipe Dellacqua, vice-presidente de Vendas da VTEX.

Já Fernando Belfort, economista e head do Waze Local - América Latina, explica em sua palestra como a tecnologia é aliada do varejo para solucionar questões relacionadas ao fluxo e à logística. A logística, na perspectiva da gestão da cadeia de suprimento (Supply Chain Management), representa uma das mais importantes dimensões estratégicas, pois recompensa certas qualidades de organização, em particular a adaptabilidade, a flexibilidade, a decisão e a rapidez. O objetivo de ter uma logística avançada é atingir às necessidades dos clientes com qualidade máxima e custos mínimos, e assim contribuir para aumentar o nível de competitividade de uma empresa de varejo.

A valorização do fator humano

Duas palestras compõem o painel voltado à importância do “humano’’. A primeira delas, apresentada pela consultoria LG - Lugar de Gente, destaca o fato de as pessoas criarem valor, diferencial e inovação para os negócios, bem como de que maneira a tecnologia conecta pessoas, facilita processos e ajuda as empresas no desafio de se manterem competitivas. A segunda, sobre o futuro do trabalho no varejo, da perspectiva do consumidor e do colaborador, reforçando a ideia de que pessoas se conectam a pessoas e que os avanços tecnológicos são aliados e não substituirão as pessoas, será proferida por Demetrio Teodorov, superintendente de Inovação na Alelo.

O empoderamento das equipes e a inclusão foram temas recorrentes na NRF 2019 e ambos reforçam a necessidade de os negócios de varejo entenderem que o colaborador é um importante ativo da empresa. Um estudo CXTrends aponta que 68% dos entrevistados no Brasil desqualificam o atendimento recebido nas empresas e acham que os profissionais não são tão capacitados como deveriam. Isso mostra que os empreendedores brasileiros não estão se atentando a um fator importante: a humanização

Para encerrar a programação do Retail Conference 2019, foi convidado o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina, para apresentar o case da empresa, presente na vida dos brasileiros há mais de um século e que, apesar da crise, abriu lojas, unidades-conceito, entrou para o e-commerce e admitiu mais de mil pessoas.

Sobre as empresas:

Alelo - Uma bandeira especializada em benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil no setor de Serviços Financeiros (ranking Valor Inovação do jornal valor Econômico e Strategy 2017). Conta com 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do país.

Beauty Fair - Presente há 12 anos no mercado, é uma feira internacional na qual se reúnem as principais marcas de cosmética, beleza e cabeleireiros da América Latina, Europa e E.U.A., assim como profissionais da indústria para mostrar as últimas novidades e tendências do setor.

BrandLoyalty - empresa holandesa especializada em campanhas de fidelização de curto prazo, que opera em 60 países e tem um faturamento global anual de 600 milhões de euros. A subsidiária brasileira tem entre seus clientes redes do porte do Pão de Açúcar e Extra, e regionais, como Supermercados COOP e Super Muffato.

Expor Manequins - É considerada a maior e mais importante manufatura de manequins da América Latina, com operações em seis países. Foi a primeira empresa do Brasil a produzir manequins em fibra, a primeira a produzir em plástico, a primeira a escanear digitalmente modelos reais em 3D, e a primeira a pintar as peças com robôs.

Growth Team - Fundada em 2017, é a primeira agência dedicada ao growth hacking no Brasil, com o propósito de ajudar qualquer tipo de negócio a alcançar o crescimento rápido e sustentável.

IBM - International Business Machines é uma empresa dos Estados Unidos, é a maior empresa da área de TI no mundo, com mais de 398.455 colaboradores em diversos países, além de laboratórios de pesquisa no mundo inteiro.

James Delivery - Plataforma de delivery que entrega qualquer coisa, adquirida em 2018 pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), que deu início ao plano de expansão nacional do aplicativo. É a principal nesse formato de Curitiba,com uma frota de 1.200 entregadores. Sua política prevê realizar entregas em até 35 minutos e ser ecologicamente correta - a metade das entregas é feita por meio de bicicletas.

Kipling - Criada em 1987, na Antuérpia (Bélgica), a Kipling está no Brasil desde 1997, onde conta com mais de 37 lojas próprias e mais de 700 lojas atacadistas, canal de e-commerce e uma equipe de 350 colaboradores.

KT Retailing - Atua na América Latina, desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design para o segmento de varejo. Já criou mais de 500 conceitos de lojas, em um total de 8,5 milhões de metros quadrados, com expressivo reposicionamento estratégico.

LG - Lugar de Gente - A maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para gestão de RH do país. Há mais de 30 anos no mercado, conta com 900 clientes e 500 colaboradores. Mais de 1,5 milhão de trabalhadores no Brasil têm sua folha de pagamento processada pelos produtos da LG.

Livework Brasil - Primeira empresa do mundo de Design e Serviços, colabora com empresas Fortune 500 e do setor público para inovação e melhoria de negócios e projetos por meio de criatividade e empatia, tornando-os mais rentáveis e sustentáveis para o mundo.

Luzio Strategy Group - Oferece consultorias para aprimorar a estratégia para fortalecer a singularidade e clarear os caminhos que vão impulsionar o resultado e o crescimento das empresas de portes e setores diversos, em vários Estados do Brasil e no exterior.

OasisLab Innovation Space - Fundada em 2017, a OasisLab Innovation Space é um espaço de inovação voltado ao varejo, por meio de coworking, eventos e cursos, laboratório de soluções e prototipagem e parcerias com startups.

Tramontina - Uma das maiores indústrias do país, tem adentrado no varejo por meio de lojas próprias, com a T-Store e o e-commerce. A empresa tem oito mil funcionários, desenvolve mais de 18 mil itens e está presente em mais de 120 países.

3XBIT - Corretora de criptomoedas situada em Campinas. Recentemente, a empresa passou a adotar autenticação por dispositivo físico, se tornando a primeira exchange de criptomoedas da América Latina a adotar esse sistema.

VTEX - Pioneira em comercializar software como serviço (SaaS), tem presença em 16 países e 1600 clientes em seu portfólio, como Ambev, O Boticário, Consul, Sony, entre outros. Sua plataforma possui recursos de tecnologia para e-commerce que permitem integrar todo o relacionamento com os consumidores.

Waze - é um aplicativo gratuito para smartphones ou dispositivos móveis similares baseada na navegação por satélite e que contém informações de usuários e detalhes sobre rotas, dependendo da localização do dispositivo portátil na rede.

SERVIÇO

Retail Conference 2019
Quando: 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h
Onde: Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II - (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping). Campinas (SP)
Quanto: R$ 399,00 (2º lote)
Inscrições: http://retailconference.com.br/ | +55 19.99607.7604 (WhatsApp da ACIC)


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