Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Evento Retail Trends prepara o mercado varejista para a retomada do crescimento econômico no Brasil

Notícias 18 de novembro de 2016

Com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no Brasil atingindo 82,4 pontos, em outubro – o mais alto nível desde dezembro de 2014, quando foram registrados 86,6 pontos – os ventos sopram a favor de uma retomada do crescimento econômico e do consumo, após o país chegar “ao fundo do poço”, conforme denominaram alguns economistas. O momento crucial torna imprescindível ao segmento do varejo manter-se preparado para o está por vir, a partir de meados de 2017. Com vistas a auxiliar os varejistas a encontrar caminhos e potencializar seus resultados, a GS&MD - Gouvêa de Souza, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), promove no dia 24 de novembro, em Campinas, a Retail Trends. O evento ocorre das 8h às 12h, no Teatro Conteúdo Cultural, no Parque D. Pedro (Avenida Guilherme Campos, 500). Informações e inscrições pelo site acicampinas.com.br ou pelo telefone 19.2104.9200.

O Retail Trends é uma oportunidade para que os varejistas de Campinas e da região tenham contato com um conteúdo abrangente, alinhado às tendências e práticas mundiais adotadas no varejo que contribuem para potencializar os resultados e estreitar o relacionamento com o público. “Não basta pensar no hoje. É preciso focar no amanhã, pois o consumidor recebe informações a cada dia com mais velocidade, o que o torna mais seletivo e exigente ao tomar suas decisões de compra. Para conquistar esse contingente, que amargou os efeitos da crise econômica e agora, os poucos, retoma seu potencial de consumo, o varejo deve se adequar a essa nova realidade”, diz a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi.

O evento será composto de quatro palestras e contará com apresentação de resultados de pesquisas realizadas em pontos de venda norte-americanos. O estudo aponta as estratégias de inovação de cada um desses estabelecimentos, que integrarão o roteiro de visitas técnicas da Delegação GS&MD - Gouvêa de Souza, durante o NRF 2017 - Retail´s Big Show, o maior evento mundial do varejo, que ocorre em Nova York, entre os dias 15 a 17 de janeiro.

O diretor geral do Grupo GS&MD, Marcos Gouvêa de Souza falará sobre o tema “De agora ao futuro – como será a retomada”. Já o sócio diretor da GS&COMM, Ricardo Michelazzo apresentará a palestra “Utilizando a estratégia digital Retail para potencializar negócios”.

O tema “New York Preview - principais inovações do varejo americano” será abordado pelo sócio diretor da GS&BW, Luís Alberto Marinho. “O varejo americano está investindo fortemente em experiências. Customização, serviços, reciclagem, demonstrações de produto por meio de novas tecnologias são alguns exemplos dessas novas experiências. Alguns cases são: a Pirch, que vende equipamentos para banheiros e cozinhas e onde todos os produtos do showroom funcionam de verdade e os clientes podem testá-los, como em aulas de culinária, por exemplo; a H&M, que oferece descontos na compra de novos itens para os clientes que levarem roupas velhas para serem recicladas e a North Face, na qual os clientes podem personalizar os produtos na própria loja, com estampas escolhidas dentre algumas disponíveis.

Ao sócio-diretor da GS&Consult, Jean Rebetz, caberá falar sobre a “Experiência 5.0”, calcada em um modelo de economia feita por pessoas e na qual “ser” e passar pela experiência têm mais valor do que “ter”. De acordo com Rebetz, ferramentas como o omnichannel, a realidade virtual e as formas de pagamento diferenciadas – com bitcoins, por exemplo – entre outras tecnologias, ajudam muito a criar interesse e relacionamento com os clientes de forma diferenciada. Porém, ele destaca que não se pode jamais esquecer que, ainda, a formação e a capacitação dos colaboradores, bem como seu empoderamento e engajamento fazem parte da receita para uma experiência completa.

“O Varejo 5.0, além de unificar as estratégias mencionadas, também passa a considerar o verdadeiro propósito da existência do negócio, ou seja, o varejo com propósito, que acredita em algo maior do que simplesmente vender itens, conclui o sócio-diretor da GS&Consult, Jean Rebetz.

O projeto Retail Trends 2016 da GS&MD - Gouvêa de Souza será realizado em seis cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte, em parceria com associações e empresários locais.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE